Quem não se lembra do elevador de Willy Wonka do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate. De vidro, ele anda para qualquer direção que se pode imaginar, como para cima e para baixo, para frente e para trás e até pode voar pelo espaço.

Na vida real, o que parecia coisa de ficção já está ao nosso alcance. A thyssenkrupp desenvolveu o MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo, que pode andar na vertical e na horizontal.

Apresentado ao público em 2017, na torre de testes de Rottweil, Alemanha, o MULTI cria inúmeras possibilidade de design para os edifícios, ampliando as conexões para a mobilidade urbana. Ou seja, o projeto não ficará mais limitado pela altura ou alinhamento do poço do elevador, abrindo novas possibilidades aos arquitetos.

Por isso, ele é considerado a maior revolução do setor de elevadores, em mais de 160 anos, desde invenção do primeiro elevador, e já recebeu vários prêmios mundiais, entre eles o Prêmio de Inovação da CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), em 2018.

Tecnologia de motores lineares     

Ao empregar motores lineares ao invés de cabos, o MULTI rompe a barreira de deslocamento da cabina, que pode se mover verticalmente e horizontalmente, e até mesmo em declives.

Outra mudança está na capacidade de transporte, pois com o MULTI são várias cabinas operando em loop, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Isso resulta em uma capacidade de transporte 50% maior, além de reduzir o tempo de espera para os passageiros.

O MULTI se move a uma velocidade máxima de 5 a 6 metros por segundo e necessita de uma potência de energia menor – até 70% de redução quando comparado aos sistemas convencionais de elevadores. Isso permite um melhor gerenciamento das necessidades de energia de um edifício e reduz os custos de investimento em infraestrutura para o fornecimento de energia elétrica.

Primeiro MULTI 

O primeiro MULTI será instalado em Berlim, Alemanha, no The East Side Tower, novo edifício da OVG Real Estate, empresa de negócios imobiliários da Europa, conhecida pelo seu projeto de ponta, The Edge, que é reconhecido mundialmente por ganhar o titulo de “edifício de escritórios mais sustentável do mundo”. O prédio – adjacente à Arena Mercedes-Benz e vizinho da Warschauer Strasse – será um novo marco no skyline de Berlim.

O MULTI está instalado na torre de teste de 246 metros em Rottweil, sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da thyssenkrupp na Alemanha. A torre foi especificamente projetada com o futuro em mente. Nela, a thyssenkrupp prova e certifica inovações na tecnologia de elevação. Com 12 poços para testes e velocidades de viagem de até 18 metros por segundo, a torre oferece possibilidades sem precedentes para enfrentar os desafios futuros dos edifícios e das cidades.

O MULTI se move a uma velocidade máxima de 5 a 6 metros por segundo e necessita de uma potência de energia menor - até 70% de redução quando comparado aos sistemas convencionais de elevadores.

O MULTI se move a uma velocidade máxima de 5 a 6 metros por segundo e necessita de uma potência de energia menor – até 70% de redução quando comparado aos sistemas convencionais de elevadores.

Quem visitar a Expo 2020, em Dubai, poderá experimentar o MULTI. A tecnologia foi selecionada como um dos projetos de inovação e será apresentado no Pavilhão Alemão, durante o evento mundial. Usando recursos digitais e reais, a thyssenkrupp vai demonstrar como será o transporte de pessoas dentro e entre os edifícios, a partir do MULTI, dando uma ideia de seu impacto para a mobilidade urbana futura das cidades.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>