Tornar a mobilidade urbana mais eficiente e as cidades os melhores lugares para se viver é o que move a thyssenkrupp. A empresa, que está completando 180 anos de história no Brasil, também celebra 72 anos de atuação na área de Elevadores.
Foi em 4 de fevereiro de 1945, em Porto Alegre (RS), que a pequena empresa de mecânica de precisão começou os seus primeiros passos para se tornar o que é hoje, uma das maiores fabricantes de soluções de transporte de pessoas e mobilidade urbana.
Dos primeiros elevadores ainda fabricados com cabinas de madeira, uma referência na época, muita coisa mudou, e hoje a empresa se destaca pela inovação tecnológica aplicada em seus produtos.
Com 63 filiais, postos e centrais de serviços, centros de distribuição, além de um centro de treinamento e tecnologia, a thyssenkrupp Elevadores garante cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.
Localizada em Guaíba (RS), a fábrica atende o mercado nacional, além de exportar para países da América Latina. Atualmente, a empresa emprega cerca de 3.800 colaboradores e alcançou uma receita de mais de 1,3 bilhão de reais no ano fiscal 2015/2016.
Conheça mais sobre a hisitória da thyssenkrupp Elevadores.
Linha do Tempo

 1945

É registrada em Porto Alegre (RS), a Nogueira Lopes Cia, empresa individual de mecânica de precisão que se dedica ao conserto de relógios de ponto e serviços de telefonia.  O conhecimento em mecânica abre caminho para a atuação na área de manutenção de elevadores e, posteriormente, na fabricação dos primeiros equipamentos.

1_resize_683_397_false_true_null


Década de 60

A atividade no ramo de elevadores, iniciada em 1948, prospera e nasce, em 1964, a Elevadores Sûr S/A – Indústria e Comércio. O crescimento gera investimentos e, em 1965, a produção é transferida de Porto Alegre para Guaíba, local escolhido para abrigar a nova fábrica, em operação até hoje.
ThyssenReproducoes09 copiaFachada da primeira sede da empresa em Porto Alegre (RS).

Década de 70

A partir da associação com a empresa japonesa Fujitec, em 1974, a empresa passa a ser denominada Sûr-Fujitec  e passa por uma evolução tecnológica importante para atender às novas demandas do mercado. Entre elas, as cabinas em aço inoxidável e os sistemas controlados eletronicamente através de alimentação de velocidade, tecnologia que não existia no Brasil.
3_resize_683_397_false_true_null

Década de 90

A empresa cria as bases de consolidação para uma gestão eficiente com investimentos em processos produtivos e na formação de pessoas e lideranças. Os bons resultados conferem à empresa o Prêmio Mérito da Construção Civil concedido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, a FIERGS, em 1993.  No ano seguinte, a empresa registra um marco histórico, 25 mil elevadores fabricados.
5_resize_683_397_false_true_nullEntrega do elevador 25.000 produzido pela fábrica. Um marco histórico para companhia.

1999

A Elevadores Sûr é adquirida pelo grupo alemão thyssenkrupp, com atuação em diversos setores. Nasce a Thyssen Sûr Elevadores e Tecnologia.

6_resize_683_397_false_true_null


2002

Neste ano, a empresa adota definitivamente o nome ThyssenKrupp Elevadores, que até os dias atuais tem sido sinônimo de uma empresa de qualidade, que se destaca no setor por seus produtos, clientes, parceiros e colaboradores.

Cópia de LOGO ELEVADORES


2008

 A empresa estabelece uma política de sustentabilidade e por meio do Programa de Eficiência Sustentável passa a adotar práticas para tornar o ciclo do elevador sustentável, tornando-se a primeira empresa do setor a neutralizar as emissões de CO2 no processo de fabricação. Os investimentos em qualidade também geram conquistas como a ISO 14001 (2009) e a ISO 14064 (2010).

9_resize_683_397_false_true_null


2011

A empresa conquista a marca de 100.000 equipamentos comercializados, resultado que simboliza a consolidação da empresa no mercado, como referência em qualidade, tecnologia e compromisso com os clientes.

10_resize_683_397_false_true_null


 2014

A empresa provoca uma revolução na indústria mundial de elevadores. O lançamento do MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo, e da ACCEL, esteira de alta capacidade para distâncias curtas, são exemplos de soluções da thyssenkrupp para atender os desafios da mobilidade urbana nas grandes metrópoles.
MULTI model 2 (c) ThyssenKruppMULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo
Perspective of blue glass corridor in office centerACCEL, esteira de alta capacidade

2015

A empresa passa a adotar uma nova marca mundial: tk_Primary_Logo_RGB_72dpiQue reflete a transformação de uma empresa de tecnologia em uma companhia industrial diversificada com atuação em cerca de 80 países. O novo slogan, traduz em três palavras o que a empresa é, o que faz e como faz.

claim

Ainda em 2015, a empresa dá mais um passo rumo à inovação com o lançamento do MAX, solução preditiva para a manutenção de elevadores, baseada no conceito “Internet das Coisas”, fruto de uma parceria com a Microsoft.

MAX

No Brasil, a thyssenkrupp Elevadores completa 70 anos de atividades e celebra a data com a campanha “Movimentando pessoas, conectando histórias”, que simboliza o negócio da empresa e seu DNA corporativo.
DCIM100MEDIADJI_0029.JPGFoto aérea da fabrica, em Guaíba – RS.

 2016

Um novo marco: a thyssenkrupp anuncia o uso da tecnologia HoloLens da Microsoft nas operações mundiais  de manutenção de elevadores, envolvendo mais de 24.000 técnicos, tornando-se a primeira empresa do segmento de elevadores a utilizar a chamada “realidade mista” (mixed reality) na manutenção e reparo de elevadores. No mesmo ano, entra em operação, em Rottweil, na Alemanha, as atividades de P&D na nova torre de testes da companhia, onde serão testadas as soluções pioneiras lançadas recentemente, dentre elas o MULTI.

HoloLens_TKE_1_1920x1080_RGB-001

Clique aqui e saiba mais sobre a história do Grupo thyssenkrupp no Brasil.

Related Post

  1. ALEXANDRE GUEDES DE OLIVEIRA diz:

    FELIZ EM FAZER PARTE DESTA EMPRESA E TER A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESDE 1988 DAS VÁRIAS EVOLUÇÕES QUE A ELEVADORES SÛR/THYSSEN SÛR/thyssenkrupp me proporcionou E AINDA ME PROPORCIONA COMO PESSOA E PROFISSIONAL!

  2. Theobaldo Lamb Filho diz:

    Tive a sorte de ser contratado pela Sûr em 1985, na qual já passei pelas áreas de almoxarifado, programação de produção, programação de materiais e hoje nos Projetos Especiais (DIPE), tirando proveito do aprendizado adquirido conciliando com a amizade conquistada nestes 31 anos.

  3. Faço parte dessa grande empresa, sinto orgulho em ter participado ex-participar pelo progresso da mesma. Já estou nesse caminho deste o ano de 1989, onde ingressei na Sur elevadores e hoje ThyssenKrupp!

  4. Luis Roberto Viana diz:

    Eu comecei a trabalhar em 02 de Janeiro de 1997 na Sur Elevadores como auxiliar mecânico na manutenção preventiva, hoje atuo como Supervisor técnico na ThyssenKrupp, adoro trabalhar nessa empresa, tenho orgulho disso.

  5. Tenho orgulho de acompanhar a historia eo desenvolvimento desta companiha desde 1987 com colaborador. Onde cresci como pessoa é proficional. Parabéns TKE.

  6. Claudio Freitas SP-LIT diz:

    São 72 anos superando as expectativas de nossos clientes, trabalhando com qualidade, segurança e dedicação, tenho orgulho e prazer de fazer parte deste time vencedor. Parabéns tke…

  7. Vitor Hugo da Cunha Ruffoni diz:

    Em 1966 iniciei como estagjário na Elevadores SUR, na sequencia como desenhista, projetista, em fins de 1968 após minha formatura como Eng. Mec e em 1970 sai da empresa a procura de novos desafios. Foi o início de minha formação profissional e uma honra ter trabalhado nesta empresa, naquele época ” empresa familiar” comandada pelo Sr Danilo Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>