As maiores escadas rolantes já produzidas pela thyssenkrupp entraram em operação. Elas estão instaladas no metrô de Baku, capital do Azerbaijão, e têm a extensão de 48,7 m de altura. São quatro modelos, que vão contribuir com a mobilidade dos passageiros e a capacidade das estações da cidade, garantindo um fluxo eficiente aos mais de 230 milhões de passageiros por ano.

Fabricadas na Alemanha, as escadas são mais estreitas que as convencionais, mas isso não afetou o espaço dos passageiros nos degraus. Devido ao design inovador, os motores e engrenagens foram instalados no piso em frente às escadas, não dentro delas como é convencional.

As escadas têm a extensão de 48,7 m de altura, as maiores escadas rolantes já produzidas pela thyssenkrupp.

As escadas têm a extensão de 48,7 m de altura, as maiores escadas rolantes já produzidas pela thyssenkrupp.

Esse diferencial também possibilitou que a thyssenkrupp instalasse quatro equipamentos ao invés de três, como era previsto inicialmente. Cada uma das escadas rolantes vai percorrer a distância de 54 quilômetros por dia, totalizando aproximadamente 19.700 quilômetros por ano, cerca de metade da extensão da circunferência da Terra.

Desafios de engenharia

Até estarem no metrô de Baku, as escadas percorreram 3.800 quilômetros, desmontadas e divididas em 36 caminhões, desde a fábrica de escadas rolantes da Alemanha, em Hamburgo, para o Azerbaijão. Por conta da altura e do peso das peças envolvidas, foi necessário usar um andaime para carregar os componentes das escadas na fábrica.

Para se ter uma ideia das enormes estruturas, o peso de cada escada rolante é de 75 toneladas, o equivalente a 50 carros Volkswagen Golf. E o comprimento da cadeia de degraus é 1,7 quilometro.

Além do metrô, a thyssenkrupp também vai levar mobilidade para outros pontos de Baku. A empresa foi escolhida para fornecer 307 elevadores, que serão instalados em habitações públicas da cidade.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>