Capacitar professores, educadores físicos e demais profissionais da educação, do esporte e da cultura para que atuem com excelência com pessoas com algum tipo de deficiência e promovam a inclusão social desse grupo. Essa é a proposta do Projeto Pulsar (Programa de Capacitação para Profissionais Paradesportivos), desenvolvido pelo Instituto Superar e que este ano conta com o apoio da thyssenkrupp Elevadores.
Promovido desde 2016, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e a Universidade Alemã de Esportes de Colônia (Deutsche Sporthochschule Köln), o projeto consiste em um curso teórico e prático, de 60 horas, com turmas de cerca de 30 alunos.
Temática em prol de um novo olhar
Durante as aulas são abordados temas relacionados à diversidade humana, sobretudo pessoas com deficiência e a inclusão delas por meio do esporte, da educação e da cultura. De modo a qualificar os participantes para atuarem com pessoas com algum tipo de deficiência, bem como desenvolverem um novo olhar para os indivíduos nessas condições.
A segunda turma do curso deste ano teve início em 3 de agosto e vai até 19 de outubro, no Museu de Arte do Rio (MAR). Os alunos são profissionais das áreas de esporte, educação e cultura. Vale destacar que neste ciclo o projeto conta com duas alunas com deficiência auditiva. Para tal, o instituto disponibilizou uma intérprete de Libras para todas as aulas.
Já a primeira turma, conduzida entre maio e julho, foi composta por estudantes de Licenciatura de diversas áreas, como Pedagogia, Educação do Campo, Letras, Belas Artes, Ciências Agrícolas e Educação Física, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Promovido desde 2016, o projeto consiste em um curso teórico e prático, de 60 horas, com turmas de cerca de 30 alunos.
Cidadania em evidência
Com um trabalho voltado para a emancipação de pessoas com deficiência, o Instituto Superar contribui com o desenvolvimento de cidadãos de todo o Brasil, por meio da prática esportiva e da capacitação de profissionais de variadas áreas do conhecimento.
A thyssenkrupp Elevadores patrocina o Instituto Superar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Além desse projeto, a empresa apoia outras importantes iniciativas sociais em todo o Brasil por meio de outras leis de incentivo como a Funcriança, a do Idoso e a Rouanet.