Ampliar o número de leitos para atender os pacientes da Covid-19 é uma das necessidades mais essenciais dos hospitais em tempos de pandemia. E para alcançar esse objetivo, a integração entre os players envolvidos é fundamental.

Em Fortaleza, capital do Ceará, um dos estados com o maior número de casos confirmados do coronavírus no Brasil, a ação conjunta entre a thyssenkrupp e o Instituto Doutor José Frota (IJF) possibilitou a liberação de mais leitos para a população local, em tempo recorde.

Em 37 dias, a empresa entregou um elevador tipo maca-leito para a segunda unidade do Instituto, o IJF2, possibilitando a liberação do quarto andar para o atendimento de casos de Covid-19.  No total, o segundo prédio terá 175 novos leitos de UTI.

Para a obra como um todo, serão cinco elevadores, incluindo o já entregue, para garantir a mobilidade pelos andares do IJF2.  Com os equipamentos em operação, a interligação entre as duas unidades, que era feita por uma passarela, será mais efetiva e acessível a todos.

Hospital de Fortaleza, Ceará.

Hospital de Fortaleza, Ceará. Foto: Kaio Ribeiro.

Segurança na obra

Para a montagem do elevador em caráter emergencial, os técnicos da thyssenkrupp seguiram um rigoroso planejamento de obra, tanto para atender o prazo, como para assegurar a saúde dos profissionais envolvidos.

Foram adotadas medidas para cada etapa do processo de instalação do equipamento para ganhar mais produtividade, intercalando os serviços de montagem com as atividades da obra civil. Para tanto, as equipes trabalharam em turnos extras e em conjunto com as equipes da obra do IJF2, com o objetivo de antecipar o prazo de entrega.

As medidas de segurança foram reforçadas com o uso de EPI’s, como máscaras tipo N95, medição de temperatura corporal, higienização das mãos com álcool gel, sabonete líquido e campanha de vacinação para H1N1 na obra.

Mapear e planejar as atividades em áreas com risco de contaminação foi um grande desafio, superado com planejamento e trabalho em equipe. Ao final, a satisfação em poder contribuir para que o IJF2 possa atender mais pacientes neste momento, compensou todos os esforços.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>