O trabalho é uma ação recorrente na vida do ser humano. As pessoas vivem o trabalho e trabalham para viver. É algo que gera prazer, conhecimento, relacionamentos, desenvolvimento econômico e é o responsável por fornecer subsídios necessários para as pessoas, como alimentos, vestuário, etc.

Neste processo, o estágio é um dos primeiros contatos com o mundo do trabalho. Além de ser a primeira experiência prática do jovem na profissão que escolheu seguir, o estágio também é importante para a construção da sua identidade profissional. Pois é uma etapa no processo de desenvolvimento e de aplicação dos aprendizados.

Possibilita oportunidades de vivenciar na prática conteúdos dos cursos, propiciando a aquisição de conhecimentos e de atitudes relacionadas com a área, que vão exigir responsabilidade, comprometimento, metas, prazos, trabalho em equipe, entre outras coisas.

O estágio, que é obrigatório em cursos técnicos e superiores de diferentes áreas, também é um meio de inserir o jovem no mercado de trabalho. E para isso é preciso observar as determinações da Lei do Estágio (11.788/2008), que garante ao participante a bolsa-auxílio, carga horária reduzida e vale-transporte.

Integração de gerações

Se para os estudantes o estágio é a primeira maneira de vivenciar o dia a dia da profissão, adquirir novos conhecimentos e colocar em prática os aprendizados, para as empresas abrir vagas para esse tipo de contratação é uma forma de dar oportunidades para os jovens, bem como atrair e reter jovens talentos.

Ter os estudantes nos quadros funcionais também possibilita troca de experiência entre diferentes gerações que atuam na empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias, de conceitos, planos e estratégias.

“Os benefícios de uma cultura de valorização das diferenças não é somente para as pessoas envolvidas, que aperfeiçoam seus conhecimentos, mas também para as empresas, pois a união em sinergia de uma equipe diversa faz com que a organização cresça”, analisa Luís Marino, CEO da Empregare.com – Software de Recrutamento e Seleção.

Com 15 anos de experiência na área, Marino, valoriza o estágio e acha importante o estudante aproveitar mais o período da escola para trabalhar de forma estratégica. “Estagiário recebe menos que qualquer outro cargo efetivo no mercado? Pode ser que sim, mas a médio e longo prazo vai encurtar o caminho profissional, podendo crescer mais rápido na carreira que escolheu seguir”, destaca.

Outro ponto importante que ele destaca é com relação à postura do estagiário e seu papel na empresa. “Saber ouvir, aprender, ser flexível e criar estratégias para mostrar suas habilidades são itens extremamente importantes para os estagiários”, conclui Marino.  

Profissional e cultural

Várias empresas possuem programas de estágio como porta de entrada para novos profissionais. O objetivo é investir na formação de equipes produtivas e alinhadas com a visão e os valores da corporação. Desse modo, o programa capacita o estudante na área escolhida, preparando os estagiários tecnicamente e na parte comportamental, por meio de imersão na cultura da empresa.

O programa também ajuda a organização a ser mais competitiva e a pensar em seu futuro, pois é uma forma de conhecer o perfil da pessoa e treiná-la para assumir as funções de forma efetiva posteriormente. Acabamos de lançar nosso Programa de Estágio 2021. São oportunidades para estudantes de cursos superior e técnico que se identificam com tecnologia e com as relações humanas para vagas em diferentes áreas e localidades do Brasil. Saiba mais acessando nosso site.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>