Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental. Porém, este ano, com a pandemia do novo coronavírus, a data ganha um novo contexto, pois o momento pede uma reflexão diferenciada sobre a saúde do Planeta, que sempre está atrelada à saúde da humanidade.

Para marcar a data, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) definiu como tema a Biodiversidade, fazendo um chamado para combater a perda acelerada de espécies e a degradação do mundo natural. Com essa finalidade, diversas atividades virtuais estão programadas, para impulsionar uma ação coletiva da qual todos podem participar #PelaNatureza.

As iniciativas também vão estimular discussões sobre como construir um mundo melhor pós-pandemia e para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente. Isso porque, apesar do momento complexo, a redução da atividade econômica e o isolamento social no atual cenário de pandemia impactaram no meio ambiente.

Foi perceptível praias e rios mais limpos e com águas cristalinas, por conta da diminuição na circulação de banhistas, turistas e embarcações; e o céu mais estrelados, já que as emissões de dióxido de carbono diminuíram entre 5,5% e 5,7%. Mas também, cresceu a quantidade de resíduos domiciliares em torno de 25% e o lixo hospitalar pode atingir valores 20 vezes maior que o registrado anteriormente.

Esses exemplos mostram que a mudança de hábitos impacta diretamente no meio ambiente e que podemos adotar atitudes diferentes, mesmo em cenários adversos. Para ajudar pessoas, organizações, empresas e cidades a agirem com esse propósito, o Pnuma desenvolveu um Guia Prático com sugestões de atividades para engajar a população em diferentes setores, em busca da preservação do meio ambiente.

Sustentabilidade em Casa

Para engajar os colaboradores com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a thyssenkrupp Elevadores se reinventou e no ligar das atividades presenciais, lançou a campanha Sustentabilidade em Casa, para provocar uma reflexão junto aos colaboradores.

O enfoque principal foi a contribuição individual, a partir do que cada um está fazendo em casa, neste momento de trabalho home office, para contribuir com um planeta mais limpo e sustentável. E, ao mesmo tempo, provocar uma reflexão: será que estamos adotando em casa as mesmas boas práticas de meio ambiente que praticamos na empresa?

O resultado foi surpreendente e muitos colaboradores registraram em fotos o que estão fazendo para economizar energia em casa, como também criando hortas com adubo orgânico e trocando o carro pela bike quando precisa sair de casa. São soluções simples ou mais elaboradas, mas que demonstram o engajamento e a conscientização com a preservação do meio ambiente.

Metas climáticas

Mundialmente, a empresa tem como meta reduzir a pegada de carbono em 25% até 2030, e em 50% as emissões de GEE até 2040, com base em sua pegada de carbono atual para as emissões dos escopos 1 e 2.  Essas metas estão alinhadas com os critérios científicos que reforçam os compromissos do Acordo Climático de Paris de limitar a mudança climática a 2 graus Celsius.

A thyssenkrupp tem um forte compromisso com a sustentabilidade, tornando-se a primeira empresa do seu setor a modernizar elevadores existentes para obter energia net-zero. Além disso, foi pioneira ao publicar uma Declaração de Produto Ambiental (EPD) para comunicar o desempenho ambiental de seus elevadores. Mais quatro EPD’s se seguiram, o que confere à empresa o título de fabricante de elevadores com mais EPD’s publicadas no mundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>