Hoje, 22 de abril, é celebrado o Dia da Terra, data que nos convida a refletir sobre o impacto das ações humanas na vida do planeta, bem como sobre a importância do desenvolvimento de uma consciência ambiental e de medidas mais eficientes de preservação dos recursos naturais.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, remonta a 1970. No mesmo dia de abril daquele ano, Gaylord Nelson, ativista ambiental e senador norte-americano, promoveu uma grande manifestação contra o desmatamento, a poluição, contaminação e demais problema ambientais.

Desde então, muitos encontros, palestras e conferências com a temática são realizadas em prol da conservação do planeta, pois se sabe que seus recursos naturais podem ficar escassos e alguns já estão.

Portanto, o Dia da Terra é uma oportunidade para levantar o debate sobre a importância da conservação ambiental, uma vez que é cada vez mais urgente discutir maneiras de produção e de desenvolvimento sustentável.

Certificação pelas boas práticas

Preocupadas com a questão, as empresas dos mais diversos setores têm investido em processos, métodos e soluções que tornam toda a sua atividade, bem como seus produtos e serviços sustentáveis.

Algo fundamental para a TKE em todos os lugares onde está presente é a gestão de energia em toda sua cadeia produtiva. Para isso, a Unidade de Manufatura da empresa, localizada em Guaíba (RS), conta com um Sistema de Gestão de Energia (SGE).

Entre as finalidades do SGE está a melhoria contínua do desempenho energético, a redução do consumo de energia elétrica e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

Desse modo, a eficiência energética está presente em todas as etapas de produção do elevador e as boas práticas adotadas possibilitaram a conquista da certificação ISO 50001,  norma internacional que reconhece a melhoria do desempenho energético e a atuação do SGE.

Bons hábitos e harmonia com a natureza

As ações da empresa vão além da gestão de energia e estão presentes em vários ambientes corporativos. Como a troca de copos plásticos por canecas e copos de papel, coleta seletiva de resíduos, manejo e destinação adequada dos resíduos, tratamento dos efluentes sanitários, lâmpadas de LED, luzes e ar condicionados desligados quando não há pessoas no ambiente, entre outros.

Em todas essas ações, os colaboradores estão inseridos. Eles fazem parte dos processos e são convidados a desenvolver hábitos sustentáveis, que acabam levando para a vida pessoal. Uma delas é o uso de transportes alternativos, como a bicicleta no lugar do carro, em algumas situações, e a implantação em suas residências de medidas que visam à economia de energia e o uso consciente dos recursos naturais. 

Mas também há exemplos que saíram de casa para a empresa. É o caso do viveiro com bonsai, localizado no jardim da fábrica, que foi montado por Luiz Francisco Ribeiro, Coordenador de Logística Interna.

Ele começou a cultivar as pequenas árvores na sua casa e as levou para o espaço verde da empresa, que hoje tem cactos e outras suculentas como companhias.

Luiz Francisco faz do cultivo do Bonsai uma filosofia de vida.

“O bonsai, que remete à cultura milenar japonesa, desperta a atenção das pessoas e cria uma conexão com a terra e com a natureza, pois simboliza paz, equilíbrio, paciência e felicidade. E é justamente essa aproximação e harmonia que buscamos proporcionar com o viveiro para os colaboradores da nossa fábrica”, explica Luiz Francisco.

A sustentabilidade é um dos pilares da TKE e faz parte da nossa estratégia de negócio. No dia de hoje, convidamos vocês a uma reflexão sobre a importância da preservação do nosso Planeta para juntos construirmos um futuro melhor para todos.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>