A maioria dos elevadores integra o projeto arquitetônico com a finalidade principal de garantir o ir e vir das pessoas. Mas, há exceções. São os elevadores que possuem um design diferenciado e que chamam a atenção pela beleza e inovação e, por isso, não passam despercebidos em meio às construções onde estão instalados.

Conheça cinco projetos com elevadores incríveis que merecem entrar na sua lista de viagens. Alguns ficam em lugares bem conhecidos dos turistas, mas outros nem tanto, mas valem uma visita.

Edifício St. Botolph (Londres, Reino Unido)

UH_Transportation_BlogMobile_SilverLine2

Conhecido como o Santo padroeiro dos viajantes, St. Botolph também é o nome do edifício construído no centro de Londres e que desde 2011 brinda os visitantes com um visual belíssimo. No átrio central é possível ver os 16 elevadores TWIN que operam com duas cabinas por poço de forma independente, um meio eficiente de transporte vertical que se destaca também pelo design do projeto.

Museu Mercedes-Benz (Stuttgart, Alemanha)

museu-mercedez

O Museu Mercedes-Benz na capital automotiva de Stuttgart, na Alemanha, já impressiona pelo lado de fora pelo design e a combinação de materiais. Mas, por dentro, o projeto assinado pelo escritório  UnStudio dos arquitetos holandeses van Berkel e Bos revela seus encantos ao contar a história de uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Combinando com o ar futurista do projeto, os elevadores são uma atração à parte pelo formato que lembra uma cápsula metálica.

Torre Eiffel (Paris, França)

Com 324 metros de altura, a Torre Eiffel é um marco da arquitetura da França e um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. Para atingir o topo da torre só usando um dos oito elevadores que tornam a torre acessível a todos. Quando começaram a funcionar em 1889, fizeram história, pois até então, nenhum outro elevador havia percorrido tal distância. E, desde então, eles transportam milhares de turistas que visitam diariamente a torre para ter aos seus pés uma das cidades mais belas do mundo, Paris.

Paris_Eiffel_Tower_elevator_2005-01-10

AquaDom (Berlim, Alemanha)

Situado dentro do Hotel Radisson Blu em Berlim, Alemanha, o AquaDom é o maior aquário cilíndrico do mundo com 900 mil litros de água salgada. No seu interior, um elevador de 25 metros de altura feito de vidro leva os visitantes a um mergulho no fundo do mar. A sensação é que você está dentro do aquário com a proximidade dos peixes. Os visitantes ainda podem assistir à limpeza diária do aquário realizada por uma equipe de mergulhadores.

AquaDom

Atlanta Marriott Marquis (Atlanta, Geórgia, EUA)

O grande átrio de quase 144 metros de altura é a maior referência do projeto do hotel Atlanta Marriott Marquis, em Atlanta, Geórgia.  O visual é tão deslumbrante que o hotel já foi cenário de filmes, incluindo dois da série Jogos Vorazes. É neste cenário que ganham destaque os elevadores de vidro que sobem pela coluna do átrio e percorrem os 53 andares do hotel.

elevadores-incriveis-thyssenkrupp

Fontes/Créditos:

Urban Hub: http://www.urban-hub.com/

St. Botolph Building: virgopublications.com; crédito das imagens para David W. Fried

The Eiffel Towe:  commons.wikimedia.org; alguns direitos reservados

AquaDom:  flickr.com; crédito das imagens para Francisco Antunes & Maria Eklind

Atlanta Marriott Marquis: flickr.com; crédito das imagens para  Brian Pennington

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>