Administrar um condomínio é um desafio e tanto, ainda mais quando falamos em empreendimentos de múltiplas torres com uma circulação diária de mais de 3.000 pessoas. É o caso do Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (CEMHS), localizado à Avenida das Américas, na Barra da Tijuca (RJ), e que ocupa uma área de 78,4 mil m2. Privilegiado pelo paisagismo, o condomínio possui oito blocos totalmente ocupados por grandes empresas no bairro que passou por grandes transformações e hoje conta com serviços especiais de linhas de ônibus (BRT) conectadas à nova linha 4 do metrô que atende a região.
O empreendimento também incorpora os mais avançados conceitos de arquitetura e construção, além de tecnologia de última geração para o gerenciamento de facilidades. A administração está a cargo da RV Gestão e inclui os serviços de manutenção, limpeza, estacionamento, segurança, brigada contra incêndio, limpeza, manutenção, limpeza de fachada, estacionamento e paisagismo. A RV também é responsável pela tripla certificação ISO 9001/14001/18001 do empreendimento que confere ao local as melhores práticas ambientais, de gestão e de saúde e segurança do trabalho.
Uma equipe qualificada liderada pelo administrador Alexandre Roxo está à frente da gestão dos empreendimentos que a RV gerencia. Membro do IFMA (International Facility Management Association) e diretor da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities) no Rio de Janeiro, Roxo tem 20 anos de experiência na área de gestão e acumula passagens bem sucedidas pelas indústrias de hotelaria e shopping centers. Especialista na criação e implantação de novos projetos com foco no equilíbrio de custos aliado à excelência na prestação de serviços, o administrador elencou os cinco desafios que um gestor deve enfrentar para ter bons resultados na gestão de grandes empreendimentos: segurança, conforto, valorização e qualificação da equipe, atenção ao meio ambiente e a busca pelo melhor custo condominial.  “O fluxo de pessoas x elevadores se encaixa no primeiro item (segurança) e também no segundo (conforto) pela nossa preocupação com a confiabilidade dos equipamentos. Ter a certeza de que todos estarão operando de forma plena pela manhã, todos os dias, é a razão pela qual trabalhamos com contratos especiais de peças inclusas e técnico residente. Não dá para fazer por menos neste quesito. Precisamos escolher os melhores fornecedores buscando os melhores custos e serviços”, atesta Roxo.

Conheça os 5 desafios da gestão de grandes empreendimentos:


1. Segurança

A escolha dos melhores parceiros é sempre um fator importante. Associado a esse item, observamos muito o perfil do colaborador que chega para trabalhar conosco. Apesar de vir de outra empresa (serviço terceirizado), ele precisa estar em sintonia com as diretrizes de trabalho da RV Gestão. Precisamos de excelentes profissionais de segurança que saibam lidar com o público, que tenham boa comunicação e valorizem o trabalho de equipe, com atenção máxima ao que acontece no empreendimento e no seu entorno. Ter bom relacionamento com as autoridades locais também tem um peso importante.

RS120159_RS120159_3_CDP1309-hpr


2. Conforto

O funcionamento do empreendimento 24 horas por dia é um dos itens de conforto, pois mantemos a estrutura disponível para o condômino a qualquer hora do dia, permitindo uso integral dos espaços sete dias por semana. Mas não é o único. Especificamente no CEMHS temos serviços de mensageria para entrega de correspondências em cada uma das salas dos oito blocos; serviço de manobrista; há uma unidade de atendimento com copiadora para grandes formatos e cooperativas de táxi que atendem condôminos e visitantes. Também temos sala multiuso para pequenas reuniões, além de um amplo Centro de Eventos com salões de vários tamanhos para até 400 pessoas em formato auditório.

RS201505_Thyssen_13.04_M5_0551


3. Valorização e qualificação da equipe

Acreditamos na formação de profissionais qualificados, comprometidos e sintonizados com o padrão de atendimento diferenciado que levamos aos nossos clientes. Por isso, temos um programa para incentivar o colaborador que deseja começar ou complementar os estudos e assim ampliar seus horizontes profissionais. Os interessados são pré-selecionados e recebem uma bolsa mensal atrelada à comprovação de inscrição em uma instituição de ensino e pagamento em dia de suas mensalidades escolares.

Business people talking in office building


4. Atenção ao meio ambiente

No mundo em que vivemos já não cabe mais pensar na gestão de um espaço predial apenas com foco em suas funções básicas de funcionamento. Um empreendimento é um “organismo vivo” e seu pleno funcionamento depende do empenho e da força de trabalho dos seus colaboradores e também da saúde do meio ambiente no seu entorno. A integração de todas essas pontas eleva o patamar de qualificação da gestão ao nível desejado pelas grandes empresas globais.

urbanismo-e-sustentabilidade


5. Busca pelo melhor custo

A nossa meta é implantar uma gestão de alta qualidade aliada ao equilíbrio das contas. Acreditamos em um trabalho integrado entre as equipes reforçado pelo espírito de cooperação com objetivos bem definidos de acordo com a necessidade individual de cada empreendimento.

RS201587_thyssen_camp3_ 22

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>