Ícone de refinamento e tradição na capital argentina, o Patio Bullrich é um elegante centro comercial implantado em uma construção histórica de traços neoclássicos dos anos 1860. Em operação como shopping desde 1988, o local reúne marcas internacionais de moda e restaurantes refinados. São mais de 70 lojas distribuídas em uma área de 29 mil metros quadrados.  

Ao longo de sua história, o Bullrich passou por uma série de intervenções para alinhar-se às expectativas de seu público exigente. Na mais recente dessas melhorias, as escadas rolantes, elementos vitais para a circulação, foram modernizadas incorporando novas tecnologias que agregaram mais eficiência e permitiram reduzir o consumo de energia elétrica de forma substancial.

Intervenção sem atrapalhar a operação do shopping

Quando decidiu modernizar as escadas rolantes do Patio Bullrich, o  departamento de engenharia e manutenção da IRSA, proprietária do shopping, buscava uma solução para atender suas necessidades.

Além de uma revitalização estética, o objetivo era reduzir os custos operacionais e as paradas dos equipamentos para manutenção. Todo o trabalho, contudo, deveria ser realizado com o local em funcionamento, gerando o mínimo de transtornos aos usuários.

Pelo método convencional, a modernização das escadas rolantes exigiria demoradas e custosas obras civis. No Patio Bullrich, contudo, optou-se por uma tecnologia inovadora exclusiva da TKE que agrega agilidade e praticidade.

Tecnologia inovadora

Desenvolvido nas Astúrias, Espanha, o ES-Power permitiu que a modernização das escadas rolantes do shopping fosse realizada em apenas dois meses, incluindo o período para desmontagem das escadas antigas, recondicionamento e pintura da estrutura existente e montagem do novo equipamento.

Fotos: Sofia Mondini

A solução se baseia em componentes modulares que chegam de fábrica pré-montados e sob medida para se adaptarem à estrutura original. As peças têm tamanho e peso reduzidos, o que favorece a movimentação e o manuseio e proporciona maior produtividade às equipes de trabalho.

A inovação da TKE é aplicável a qualquer escada ou esteira rolante, independente de sua marca ou idade, aproveitando a estrutura existente. Outras características do ES-Power são viabilizar a reforma de escadas rolantes adjacentes sem comprometer a operação das demais, e permitir manter o revestimento lateral do equipamento quando isso for desejável.

Desta forma, o shopping portenho obteve não apenas escadas mais bonitas, confortáveis e seguras para seus usuários, como também conseguiu uma redução no consumo de energia elétrica em até 50%.

Sustentabilidade e custo de operação

Em todo o mundo, há mais de 200 de unidades ES-Power atualmente em operação. Além do Patio Bullrich, outro case bem-sucedido na América Latina é o metrô de Medellín, na Colômbia, onde onze unidades ES-Power funcionam com alto desempenho.

Mais do que uma renovação estética, a modernização de elevadores, escadas e esteiras rolantes vem se tornando tendência em função de alguns motivos. O primeiro deles é a necessidade dos administradores de garantir conformidade com os códigos de segurança mais recentes, melhorando a confiabilidade e a segurança.

Há, também, o interesse em maximizar a eficiência dos equipamentos e reduzir custos de manutenção e reparo, além das paradas indesejadas. Por fim, existe a necessidade de aproveitar as vantagens da tecnologia mais atualizada em equipamentos para circulação vertical, valorizando o edifício e melhorando a satisfação dos usuários. Nós desenvolvemos soluções para modernizar elevadores e escadas rolantes em diferentes tipos de projetos. Conheça nosso portfólio e solicite um orçamento.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>