A expertise da thyssenkrupp contribuiu com o projeto de expansão do Canal do Panamá, uma das maiores obras de engenharia do mundo no século 21.
Aberto pela primeira vez há pouco mais de 100 anos, o Canal do Panamá foi redesenhado para expandir sua capacidade e tornou-se mais profundo e mais largo, permitindo a passagem de navios três vezes maiores do que antes, os chamados New Panamax.
Nós fornecemos 14 elevadores inovadores para este projeto, sete para cada novo complexo de bloqueio: um no lado do Atlântico e outro no Pacífico. O tráfego através dos bloqueios será monitorado a partir de duas torres de controle que podem ser acessadas por meio de dois elevadores. Os outros elevadores foram instalados em vários pontos ao longo das fechaduras.
Robustos, os elevadores são à prova d’água e possuem um sistema que evita explosões para garantir operações ininterruptas, independentemente das rigorosas condições climáticas. “Os elevadores descem a uma profundidade de cerca de 50 metros e estão conectados por túneis conhecido como “crossunders”, que funcionam sob as câmaras de bloqueio, que possuem milhões de litros de água”, diz Peter Bjorn, Vice-presidente de Obras Novas e Modernização da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para a América Latina.
A complexidade do projeto exigiu das nossas equipes da um alto nível de detalhamento técnico. Dado o prazo de instalação exíguo, cinco meses, e os desafios do projeto, 24 profissionais trabalharam na instalação dos elevadores. “A conclusão deste projeto que muito nos orgulha, demonstra o alto nível de proficiência das equipes thyssenkrupp, trabalhando em projetos marcantes em todo o mundo”, disse Peter Bjorn.
Para a expansão do Canal do Panamá foram necessários seis anos de pesquisa, incluindo mais de 100 estudos sobre a viabilidade econômica, bem como detalhes sobre a demanda do mercado, impacto ambiental e outros aspectos técnicos de engenharia. A construção começou em 2007 e custou US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 18,2 bilhões). A duplicação da capacidade do canal terá impacto significativo na economia e no comércio marítimo internacional.

Panama Canal (c) thyssenkrupp (2)

 

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