As estatísticas indicam que o elevador é um dos meios de transporte mais seguros do mundo, levando-se em consideração a população que atende. Por dia, cerca de 1 bilhão de pessoas utilizam o elevador para ir e vir, número superior ao registrado pelas companhias aéreas. Para atender este volume de passageiros, a “frota” mundial de elevadores instalados supera a marca de 12 milhões.
O sobe e desce não para, mas mesmo assim as pessoas ainda têm dúvidas sobre como o elevador funciona, dando margem para informações que, mesmo sem fundamento, se propagam e são tidas como verdadeiras.
Para tentar desmitificar o que é mito e o que é verdade, selecionamos algumas situações que são recorrentes no imaginário das pessoas quando o assunto é elevador.
Conheça 8 mitos sobre o elevador!
1. O elevador despenca?
Não. O elevador possui vários itens de segurança que não deixam o elevador “despencar”, como as pessoas pensam. O sistema de controle de velocidade possui diversas redundâncias: dois sensores de velocidade, um no motor e um na cabina, dois freios independentes no motor e um freio de segurança fixado na parte inferior da cabina. Basicamente, o regulador de velocidade monitora a velocidade do elevador e quando a cabina ultrapassa o limite máximo permitido, ele desliga o comando do elevador, acionando o freio da própria máquina de tração. Caso a velocidade do elevador continue aumentando, o freio de segurança sob a cabina é acionado para evitar que a mesma desça em queda livre. O freio de segurança é o responsável pelo travamento do elevador em caso de emergência (por exemplo, alguma falha no freio da máquina de tração). Ele age de forma progressiva, ou seja, gradativamente diminuiu a velocidade da cabina, garantindo a segurança do usuário e evitando danos ao equipamento. Além disso, cada elevador requer no mínimo três cabos de aço para suportar 12 vezes o peso do sistema, levando-se em conta a sua capacidade máxima de lotação.
2. Por que, às vezes, o celular não funciona no elevador?
Porque a estrutura do elevador fica dentro de uma caixa de corrida construída em alvenaria, além da cabina que é fechada por chapas de aço que isolam o ambiente, dificultando o sinal do celular.
3. Se acabar a energia vou ficar sem ar dentro da cabina?
Não. A cabina do elevador tem que ter pelo menos 2% de ventilação natural, conforme a Norma Técnica que rege a fabricação de elevadores no Brasil. Portanto não falta ar. Além disso, muitos elevadores possuem ventilador, opcional muito útil em regiões onde as temperaturas são mais elevadas.
4. Apertar várias vezes o botão de chamada faz o elevador chegar mais rápido?
Não. Pois quando apertamos o botão pela primeira vez o elevador já registra o chamado. Toques adicionais no botão são ignorados pelo controlador. Essa atitude, bastante comum, pode prejudicar a conservação do elevador, devido ao desgaste do botão antes do tempo. Apertar o botão apenas uma vez, aumenta a eficiência dos elevadores no atendimento aos passageiros.
WILSON OLIVEIRA DA SILVEIRA diz:
OTIMA MANEIRA DE SE FAZER ENTENDER O FUNCIONAMENTO DOS ELEVADORES…
COMO PODEMOS TER ESTE MATERIAL PARA APRESENTAR EM PALESTRAS DE ELEVADOR QUE MINISTRAMOS ..??