Mal-estar, corpo paralisado, pensamentos desconexos e os olhos fixos no painel de andares. São esses os sintomas de uma pessoa que tem medo de elevador e precisa encarar essa jornada, mesmo que por apenas alguns segundos. Isso, sem falar das pessoas que não trocam a escada pelo elevador de jeito nenhum.

Muitas pessoas em todo o mundo sofrem com alguma fobia e o medo de elevador é uma das mais comuns. Apesar de não existir estatísticas sobre o assunto, os especialistas classificam esse tipo de medo em dois tipos: o de pessoas que adquiriram a condição ao passar por determinada situação, por exemplo, ficar presa no elevador ou em um local fechado, a claustrofobia; e o de pessoas que passaram a ter o medo depois de sofrer um pico de ansiedade dentro do elevador.

Para ajudar as pessoas a vencerem o medo, os elevadores modernos possuem designer arrojado, com pé direito alto que dá a sensação de amplitude e usam recursos que ampliam o conforto.

Para ajudar as pessoas a vencerem o medo, os elevadores modernos possuem designer arrojado, com pé direito alto que dá a sensação de amplitude e usam recursos que ampliam o conforto.

Realidade Virtual e design moderno

Mas seja qual for a origem existe tratamento para reverter a fobia. Um deles é por meio de uma terapia em que o paciente vivencia as situações de ansiedade que costuma enfrentar no dia a dia em um elevador de realidade virtual.

Com o simulador é possível verificar quais situações levam à fobia e reduzi-la, bem como ajudar as pessoas a vencerem o medo, viverem melhor e sem restrições, como deixar de andar de elevador.

Para ajudar as pessoas a vencerem o medo, os elevadores modernos possuem designer arrojado, com pé direito alto que dá a sensação de amplitude e usam recursos que ampliam o conforto, como espelho para revestir a cabina e iluminação no teto.

Além disso, já existem dispositivos que amenizam a situação, como o resgate automático, que movimenta o elevador até o andar mais próximo para que as pessoas possam sair tranquilamente.

Mas se você passar por essa situação por ter medo de elevador ou presenciar uma pessoa com fobia fica a dica: mantenha a calma e não tente sair sozinho. Dentro do elevador, você está seguro, não vai faltar ar e por meio do interfone você pode pedir ajuda.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>