Doar parte do seu tempo e conhecimento para fomentar a sociedade, por meio de ações que possam transformar a vida das pessoas é uma forma abreviada de descrever o significado do trabalho voluntário. Cada vez mais inserido nas empresas, como parte de programas de responsabilidade social, o voluntariado é na verdade um trabalho de desenvolvimento pessoal que impacta positivamente na vida do colaborador, da comunidade e das empresas.
Colaborador da thyssenkrupp na Filial do Paraná, Ebenezer Alvino Vihiath, é um exemplo de como a rede do bem pode transformar a vida das pessoas. Ele integra o Programa Ser Voluntário, inciativa da empresa para promover ações que visam preparar os jovens para o mercado de trabalho.  Em Curitiba, o programa firmou parceria com a Espro – Ensino Social Profissionalizante, organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade com idade entre 14 e 24 anos.
“Ter a chance de fazer um pouco mais pelas pessoas, conhecer realidades diversas e sair da zona de conforto foram os motivos que me levaram a atuar como voluntário no programa da empresa”, afirma Ebenezer.  Ele ministra aulas de mecânica básica e eletricidade e precisou ter sensibilidade e força de vontade para vencer as incertezas e angústias que pairavam na mente daqueles jovens.
Segundo ele, a maioria dos alunos não acreditava em um futuro profissional promissor. Para vencer essa barreira, o voluntário usou sua própria experiência como exemplo. “Mudei minha conduta em sala de aula e utilizei aquele espaço para estabelecer uma troca de experiências com eles. Fiz apresentações com dados sobre o mercado de trabalho atual, forneci dicas de como havia conseguido ingressar na thyssenkrupp e quais foram os obstáculos enfrentados até então”, afirma o colaborador.
A abordagem surtiu efeito e os resultados não demoraram a aparecer, como a mudança de postura dos jovens que passaram a enxergar com otimismo um futuro profissional e financeiro. Para Ebenezer, a satisfação foi ainda maior. “É muito gratificante poder influenciar na vida desses jovens de alguma forma. Muitas vezes não conseguimos despender um pouco do nosso tempo para ajudar no desenvolvimento de alguém, mas o programa de voluntariado da empresa tornou isso possível”, ressalta o colaborador.
As atividades desenvolvidas pela Espro também transformaram a história de vida de Alef Machado, de 20 anos. Com apenas dois meses de curso como jovem aprendiz, ele conseguiu ingressar no mercado de trabalho e dar uma guinada em sua vida profissional. Contratado pela thyssenkrupp em 2013, como auxiliar de reparo, o jovem aproveitou o conhecimento adquirido em sala de aula para se destacar nas seletivas de contratação da empresa. “Durante o recrutamento, busquei seguir à risca todas as orientações obtidas ao longo do curso, como me comportar na entrevista, o que vestir, além de expor minhas habilidades administrativas e em conhecimentos de computação”, destaca o jovem.
Há quatro anos na empresa, Alef é um exemplo para tantos jovens em busca de um futuro e sua trajetória demonstra o poder de transformação de iniciativas do bem, como o trabalho voluntário. Cursando o 4ª ano do ensino superior em Gestão comercial e marketing, o jovem que começou como aprendiz, tem boas expectativas sobre seu futuro profissional. “A possibilidade de construir uma carreira na thyssenkrupp é o que tem movido meus sonhos. Optei pelo curso superior na área comercial para me aperfeiçoar, pois é um setor no qual eu me identifico bastante e já tenho certa experiência por atuar diretamente com o faturamento de materiais de reparo”, ressalta Alef.

Alunos - Voluntariado EsproAlunos – Voluntariado Espro

voluntariado prVoluntários da filial thyssenkrupp em Curitiba – PR.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>