A questão da ventilação no elevador sempre gerou dúvidas. A principal sempre foi sobre a falta de ar dentro da cabina. As pessoas pensam que por ser um local fechado não tem ventilação. Na verdade, a cabina do elevador tem que ter pelo menos 2% da sua área útil como abertura para ventilação natural, conforme a Norma Técnica que rege a fabricação de elevadores no Brasil.

Mas no atual cenário da pandemia, a questão tem sido sobre a transmissão do vírus da Covid-19 no elevador. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os estudos realizados até o momento, sugerem que o vírus é transmitido, principalmente, pelo contato das vias aéreas com gotículas respiratórias, que ficam depositadas em superfícies. Por isso, a preocupação com o contato com os botões do elevador. Ainda não existe comprovação científica de contágio direto pelo ar respirado numa cabina de elevador.

Mas, sabendo como é importante garantir que os elevadores, que são o meio de transporte de milhões de pessoas, continuem sendo uma forma confortável e eficiente de mobilidade urbana, a thyssenkrupp Elevadores desenvolveu soluções para criar um ambiente mais limpo e saudável, com o objetivo de reduzir o risco de transmissão do vírus.

Sanitização do ar

Para garantir a tranquilidade aos passageiros, a empresa está focada em quatro pilares: tecnologias de higiene, distanciamento social, tecnologias sem contato para evitar infecções em elevadores e escadas rolantes em locais públicos e soluções adicionais que permanecerão relevantes mesmo após a pandemia.

Para a sanitização do ar dentro do elevador, a solução é um esterilizador, que atua como um circulador de ar, que aplica luz ultravioleta (UV-C) no processo de filtragem, altamente eficaz para a remoção de vírus, bactérias e microrganismos em geral. O sistema UV-C trabalha de maneira contínua atacando a cadeia de DNA do vírus e tornando-o inerte. Desta forma, é possível descontaminar o ar respirado pelos passageiros e ajudar a evitar a propagação do coronavírus.

O esterilizador, que atua como um circulador de ar.

O esterilizador, que atua como um circulador de ar.

É importante reforçar a necessidade de manter as medidas básicas de higiene como usar álcool em gel para higienizar as mãos ao chegar e sair do condomínio, centros comerciais e empreendimentos com grande fluxo de pessoas, como também, intensificar a limpeza do elevador e dos corrimãos das escadas e esteiras rolantes.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>