Serviço é gratuito e dirigido a cerca de 280 militares da corporação

             A ThyssenKrupp Elevadores por meio da filial Minas Gerais/Interior realizará um treinamento para cerca de 280 militares de toda região de abrangência do 5º BBM – Batalhão de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, que compreende as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O treinamento começou dia 20 de julho e se estenderá até 01/09/2015, sempre as segundas e terças- feiras. A iniciativa surgiu a partir da NBR 16083/2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que prevê que o resgate de passageiros presos no elevador só pode ser feito por técnicos da empresa mantenedora dos serviços de manutenção ao condomínio ou o Corpo de Bombeiros.

“O objetivo do treinamento é orientar os bombeiros a fazerem o resgate dos passageiros de forma segura sem causar danos materiais ao elevador que é um patrimônio comum”, afirma Anderson Maia, Gerente da Filial Minas Gerais/Interior da ThyssenKrupp Elevadores.

Ministrado por supervisores da empresa, o treinamento será dividido em duas aulas: uma teórica que será realizada no 5º BBM, e a prática, que acontecerá na torre do UBT- Uberlândia Business Tower, no Complexo Center Shopping, ambos em Uberlândia.

Na primeira parte, os militares receberão informações sobre como funciona o elevador; quais são as principais peças e componentes do equipamento; quais são os cuidados que devem ser tomados para garantir seu pleno funcionamento e os procedimentos corretos para evitar problemas ou acidentes, visando a segurança dos passageiros transportados, entre outros. Na segunda parte do treinamento, os participantes vão realizar na prática um resgate de passageiros presos no elevador.

Recomenda-se as seguintes medidas em caso de passageiro preso no elevador:

Chame a empresa que responde pela manutenção do elevador;

  • Identifique em qual piso o elevador está parado;
  • Contate o passageiro e converse com ele, procurando tranquilizá-lo até a chegada do resgate;
  • Oriente o passageiro para que ele não tente sair do elevador sozinho;
  • Em situações graves, fora de controle, acione o Corpo de Bombeiros.

20150721_142528

Related Post

  1. Luciana Conceicao diz:

    Deveriam treinar os bombeiros civis também, porque existem pessoas que tem fobia de elevador e outros problemas de saúdee o quanto antes for o resgate melhor.Nas grandes cidades tem muito ttrânsito e pode haver demora da chegada dos bombeiros militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>