A cabina de design inovador do sistema de elevadores MULTI ganhou o German Design Award 2018 na categoria “Buildings and Elements”. O prêmio criado pelo German Design Council é um dos mais prestigiados internacionalmente para projetos de design inovadores e será entregue em fevereiro de 2018, na Alemanha.

O conceito de design da cabina foi desenvolvido pela Junior Professorship in Industrial Design Engineering da Technische Universität Dresden. A agência de design neongrau criou o conceito de iluminação e a interface, enquanto a cabina foi construída pela Composyst GmbH. Atualmente, a cabina leve e transparente está em exibição no lobby da torre de testes da thyssenkrupp para elevadores de alta velocidade em Rottweil, na Alemanha.

Para a equipe do Design Award, o prêmio ressalta a ambição da thyssenkrupp em combinar função e forma. “O sistema de elevadores MULTI não se move apenas verticalmente, mas também horizontalmente. A tecnologia revolucionária é refletida pelo design da cabina futurista, bem como pela interface verdadeiramente icônica”, comenta a equipe.

Tecnologia e design revolucionários

Sem cabos, com o MULTI, não importa se sua viagem é para cima, para baixo ou para os lados. O elevador, que ainda está sendo testado, revolucionará toda a indústria. Consequentemente, a thyssenkrupp  também explorou novas formas de design.

Dr. Thomas Kuczera, chefe de desenvolvimento mecânico do MULTI, afirma: “Nosso desafio era desenvolver uma cabina leve, que fosse ainda mais leve que o peso otimizado do motor linear e com um design moderno e transparente”.

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O carbono ou as fibras de carbono – isto é, fios de nylon carbonizados oxidados – foram a solução. Stefan Utecht, diretor-gerente da Composyst GmbH, explica: “O material inovador é tão forte como o aço, mas pesa um terço menos do que a liga”. O material não corrói mesmo em clima úmido, formando-se livremente – por isso, os cantos da cabina MULTI são arredondados – e necessita de muito menos manutenção do que os sistemas tradicionais de elevadores. A estabilidade, a funcionalidade e quase nenhum limite para o design são as principais vantagens da construção leve.

Painel de operação inovador

Não só o exterior da cabina é um atrativo. O interior, com seu painel de operação, é inovador também. Sua exibição circular captura as direções de viagem horizontais e circulares da cabina dentro do poço. A direção atual da viagem está sempre em exibição – assim como as opções para alternar pisos ou cabinas em outras direções. Embora as paredes tenham apenas alguns milímetros de força, os técnicos e designers conseguiram integrar discretamente a ventilação, a iluminação e o sistema de som. Esse é apenas outro motivo pelo qual viajar pela MULTI é uma experiência fascinante.

 

O peso leve é o que mais importa: as peças feitas de carbono pesam apenas 150 quilos. Uma cabina de aço inoxidável pesa cerca de 500 quilos – mesmo sem cordas e contrapeso. Incluindo portas, porta de entrada e display, a cabina do MULTI com dimensões de 1.80 x 1.25 x 2.20 metros e uma capacidade para oito passageiros pesa apenas 300 quilos.

O sistema de elevação MULTI

Devido à urbanização global e à construção de edifícios cada vez maiores, a thyssenkrupp começou a reinventar o elevador. O sistema MULTI ajuda a transformar os arranha-céus em cidades verticais – e atua como um sistema de metrô dentro desses prédios. Em áreas densamente povoadas, a mobilidade eficiente não é um luxo, mas pura necessidade. Isso faz do MULTI uma das inovações mais importantes em relação à mobilidade urbana e faz das cidades os melhores lugares para se viver. Atualmente, o elevador sem cabos está sendo testado na torre de teste da thyssenkrupp em Rottweil, na Alemanha. Em 2020, o primeiro sistema MULTI será instalado na Torre Eastside em Berlim. Pelo desenvolvimento do MULTI, a thyssenkrupp já recebeu o Edison Awards em Nova York em 2017: ganhou ouro na categoria “Transporte e Logística”.

 

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