As vantagens das impressoras 3D chegaram aos departamentos da ThyssenKrupp Elevadores, que desenvolvem novos produtos. A partir dessa tecnologia, que vem ganhando o mundo em diferentes segmentos, já é possível desenvolver protótipos e peças, a partir de um desenho em computador.

        O engenheiro mecânico, Lucas Esperança, do departamento de Logística da empresa, explica que a principal vantagem das impressoras é a redução de tempo e de custos dos projetos. “Esta nova tecnologia nos fornece versatilidade na concepção dos produtos, permitindo testar inúmeros protótipos, um diferente do outro. Com isso conseguimos chegar mais perto do que achamos que seja o ideal, a um custo muito mais baixo”, atesta Lucas.

        Outro departamento que vem atestando as qualidades da impressora tridimensional é o de P&D Mecânico. Segundo o Gerente da área, Lourival Francisco de S. Silva, com o novo equipamento foi possível realizar protótipos rápidos de pequenas dimensões, de peças injetadas e usinadas. “A sua utilização comprovou também que este investimento possui um payback rápido e aumenta a dinâmica entre projeto e protótipo”, avalia Lourival.

        Além das vantagens citadas, o engenheiro Joel Coelho, Gerente do ITS International Technical Services,  destaca a nova dinâmica no desenvolvimento dos produtos. “O projetista passa a ter em mãos o produto logo após a concepção de uma ideia, algo impensável sem esta tecnologia”, afirma Joel.

 

        As impressoras 3D são capazes de imprimir em diversos tipos de materiais, como plástico, borracha e inclusive metal. “Futuramente, outros materiais podem se tornar viáveis”, avalia Lucas, certo de que, a tecnologia de manufatura aditiva veio para ficar.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>