No Brasil, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no 1º trimestre de 2017, 28,8% dos jovens de 18 a 24 anos estavam desempregados. No mundo, aproximadamente um terço dos jovens não têm acesso à educação, treinamento ou atividade profissional de qualquer natureza. As estatísticas comprovam que o primeiro emprego é um dos principais desafios que jovens de todo o mundo enfrentam. A falta de experiência é o primeiro obstáculo, mas para aqueles que não tiveram uma educação de qualidade, estrutura familiar e acesso à qualificação extracurricular, a ponte entre a escola e o emprego fica ainda mais longa.

Para estreitar este caminho, a thyssenkrupp Elevadores firmou parceria com a SOS Children’s Villages, organização humanitária mundial. A iniciativa faz parte do projeto de responsabilidade social da thyssenkrupp denominado SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver) que visa apoiar e desenvolver as aptidões dos jovens na busca de emprego. Na fase inicial, aproximadamente 300 jovens assistidos pela ONG do Brasil, Colômbia e Índia, países escolhidos para acolherem o projeto no seu lançamento, receberão assistência profissional da thyssenkrupp e de seus colaboradores locais, por meio do voluntariado corporativo. Desta forma, a empresa pretende contribuir para auxiliar os jovens em vulnerabilidade social a se tornarem adultos mais preparados para o mercado de trabalho, através de atividades sistemáticas, por meio de treinamentos de habilidades, orientação para a carreira e suporte para empreendimentos.

Brasil abraça iniciativa em Lorena (São Paulo)

No Brasil, as atividades já iniciaram em um projeto piloto de voluntariado corporativo, em Lorena (São Paulo), onde 33 jovens participam de treinamentos em sala de aula, na instituição. O projeto conta com 15 voluntários da thyssenkrupp que se revezam para ir até a cidade de Lorena e ministrar aulas de acordo com suas competências.

O programa tem 4 módulos de aprendizagem, totalizando em 32 aulas com temáticas diversas. O início das aulas ocorreu em 03 de abril e até o momento, os jovens já tiveram 14 aulas sobre os temas: quais são os seus sonhos? Atitudes e ética; Desigualdade de gênero no mercado de trabalho; Tipos de profissões; O que é uma empresa; Orientação vocacional; Segurança; Sustentabilidade, entre outros.

Passeio cultural em São Paulo, capital

Além das aulas em sala de aula, os jovens têm atividades externas. No último dia 26 de abril, 30 adolescentes do projeto visitaram pontos turísticos da cidade de São Paulo, em um tour cultural organizado pelos colaboradores voluntários. Para muitos, essa foi a primeira vez em que tiveram a oportunidade de visitar lugares, como: Avenida Paulista e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O tour cultural foi encerrado com uma sessão de cinema, no Shopping São Paulo, com a estreia do filme “Vingadores”.

soschildren_TK_260418-7-XL

 

Próximas atividades

O próximo módulo tratará da formação básica de conduta no ambiente empresarial. A programação de aulas vai até 23 de agosto e após o encerramento, os jovens participam de uma cerimônia especial de formatura, em que recebem o certificado de conclusão do projeto Aldeias SOS Children Villages.

No post  sobre a parceria do SOS Children’s Village na Índia e conheça mais sobre essa iniciativa.

Veja mais fotos das atividades: 

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>