modernização

Quando o condomínio decide mexer no elevador é porque deseja mais eficiência no transporte vertical e mobilidade para quem mora ou trabalha no edifício.

A modernização do elevador pode proporcionar essa mudança, a partir de um projeto executivo bem elaborado, como detalhamos na publicação anterior. É bom lembrar que a modernização atende às necessidades do condomínio e pode impactar na redução de custos, em melhoria no design e também apara atender as normas brasileiras.

Entre as mudanças que podem ser implantadas, alguns componentes do elevador figuram entre os mais importantes para que o desempenho do elevador melhore com ganhos em qualidade, segurança e economia de gastos.

Quadro de comando: onde tudo é programado

O quadro de comando encabeça a lista, pois ele concentra tanto a parte tecnológica como a de controle do equipamento. Dependendo da data de construção do prédio, esse item pode ser bem antigo, com comandos ultrapassados. Por isso, trocá-lo por modelos novos, similares a um computador, faz toda a diferença para melhorar o sobe e desce dos elevadores.

Além disso, como exige novos comandos, toda a fiação elétrica do elevador é substituída na hora de trocar o quadro de comando, agregando segurança ao projeto de modernização.

Outros itens de comando também são contemplados com a substituição do quadro de comando, tais como, botões para acionar o elevador, indicador de posição (por onde podemos visualizar em qual andar o elevador está), e painel de comando (fica dentro do elevador e serve para acionarmos manualmente o andar para o qual desejamos ir).

 

Painel de controle.

Quadro de comando.

Máquinas sem engrenagem

Ainda com relação ao desempenho do elevador, a substituição das máquinas de tração convencionais por modelos sem engrenagem é outro item da lista dos componentes mais importantes do elevador.

Além de menores, as máquinas sem engrenagem possui melhor desempenho e reduzem os gastos com energia elétrica em até 30%, um ganho a mais para o condomínio, quando associada à substituição do quadro de comando. Também contribuem com o meio ambiente, pois não usam óleo para lubrificação.

Praiamar corporate_Elevadores

Máquina sem engrenagem.

Portas automáticas

A substituição das portas do elevador é um item importante da modernização, pois é o que registra maior incidência de desgaste. Hoje, no Brasil só são fabricados elevadores com portas automáticas. Por isso, prédios com portas que abrem manualmente, precisam se adequar à Norma para garantir a segurança das pessoas transportadas diariamente.

RS199721_D 3386_41

Portas automáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>