Todos os equipamentos possuem um componente que é chamado de coração. No caso do elevador, essa parte vital é o quadro de comando, que pode ser considerado tanto o coração quanto o cérebro, pois é onde se concentra a parte tecnológica e a de controle do equipamento.

Com grande importância, o quadro de comando é um dos mais de 5 mil componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos que compõem o elevador. Ele fica na casa de máquinas, um lugar destinado especialmente para abrigar os equipamentos do elevador em uma construção. É onde também são alojadas as máquinas de tração dos elevadores que chegam a pesar toneladas.

Quadro_comandoA montagem do quadro de comando exige uma equipe especializada e focada nesta importante etapa da produção do elevador. Na thyssenkrupp Elevadores um setor dentro da Divisão de Manufatura Elétrica cuida somente do quadro de comando. Nessa importante linha de montagem da empresa, experientes funcionários cuidam dos órgãos vitais dos elevadores.

Controle e potência

O quadro de comando é dividido em duas partes. Uma de controle, na qual está a programação que controla todos os movimentos e executa as instruções dadas ao elevador. A outra é a de potência, que controla os níveis de corrente e tensão, que farão operar a máquina de tração.
Muitos fios, conectores, placas e demais pequenas peças, juntos formam o quadro de comando. É ele o responsável por calcular o peso máximo suportado na cabina, diminuir a velocidade ao chegar próximo do andar selecionado, controlar as portas automáticas, entre outras funções.

Agora, quando entrar em um elevador, já sabe que o cérebro operando tudo aquilo, e o coração dando a potência necessária é o quadro de comando.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>