Com os olhos brilhando de alegria e o sentimento de dever cumprido por ter passado mais uma fase da vida, 18 jovens de Lorena, no interior de São Paulo, acabam de receber o certificado de conclusão do curso de capacitação profissional do Projeto SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver), iniciativa mundial da thyssenkrupp Elevadores em prol do desenvolvimento social.

A cerimônia de formatura foi no dia 19 de novembro, no Auditório Salesiano, no Centro de Lorena, com a presença dos jovens e seus familiares, além de representantes da thyssenkrupp e da ONG Aldeias Infantis SOS, organização humanitária internacional que é parceira no projeto. Com idade entre 16 e 18 anos, os formandos fizeram parte da segunda turma do programa.

Funcionários professores

Durante sete meses, a turma participou de 46 aulas teóricas e práticas, o equivalente a uma carga de 138 horas/aula; de avaliações de conhecimento; e de um projeto que resultou no trabalho de conclusão do curso (TCC).

Nesse período, eles foram assistidos por 18 colaboradores da thyssenkrupp, que fazem parte do voluntariado corporativo e por meio do qual dedicaram parte do seu tempo em prol da causa social. Eles ministraram as aulas que incluíram ensinamentos de português, matemática, administração, informática, sustentabilidade e noções básicas de elétrica, mecânica e elevadores. Além disso, foram abordados temas relacionados à área de RH, como plano de vida, mapeamento das habilidades e orientação vocacional.

Atividades externas também fizeram parte da programação como as visitas ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), e às instalações da thyssenkrupp Elevadores em São José dos Campos, e ao ITS – centro de treinamento da empresa localizado em São Paulo.

Dois anos de sucesso

Em dois anos de existência do projeto, já foram formados 48 jovens, que receberam qualificação profissional para ter melhores condições em busca do primeiro emprego e de uma mudança de vida.

“Nesses dois anos de atuação no projeto tivemos a oportunidade de aumentar nossa experiência com os jovens, promover com eles discussões enriquecedoras e visualizar a grande interação entre eles. Tanto a turma como os voluntários ganharam com os conhecimentos adquiridos durante o curso, uma experiência que vamos levar para a vida”, avalia Adriano Frank Batista, Gerente da Filial São Paulo/Litoral da thyssenkrupp Elevadores e voluntário no projeto.

“Essa parceria é um sucesso desde o início e todos os envolvidos têm obtido bons resultados. Por conta do apoio mútuo e das decisões coletivas, podemos levar novos conhecimentos aos jovens atendidos e dessa forma estamos conseguindo promover mudanças e melhorias nas realidades dos participantes do projeto”, completa Carlos Augusto dos Santos Aurélio, Coordenador Aldeias Infantis SOS, em Lorena.

Sobre o SEED

Lançado em 2017, o projeto SEED integra as iniciativas mundiais da thyssenkrupp Elevadores e está presente no Brasil, Colômbia, Índia, Tailândia e Uruguai. Seu objetivo é levar capacitação profissional para combater o desemprego juvenil.

A ONG Children´s Villages International, no Brasil Aldeias Infantis SOS, é a parceira do projeto por sua atuação mundial em consonância com os ideais do projeto SEED, já que a entidade conta com o programa YouthCan!, que visa combater o desemprego juvenil com o apoio do setor privado.

Para saber mais sobre o projeto e conhecer as histórias inspiradoras dos jovens e dos voluntários criamos o site Perspectives. Clique aqui para conhecer.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>