• Objetivo é apresentar aos universitários, tecnologias inovadoras para a mobilidade urbana

 

A thyssenkrupp Elevadores, por meio da Filial Campinas da Unidade São Paulo Interior, participará da Semana de Engenharia e Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC, evento que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro para os alunos dos cursos de engenharia e arquitetura da faculdade.

 

Dentro da programação da semana acadêmica, que tem como tema principal Inovação Tecnológica, a empresa realizará uma palestra, no dia 15 de setembro, para apresentar como a indústria de elevadores vem desenvolvendo soluções para viabilizar as demandas da engenharia moderna.

 

Na ocasião, os engenheiros de campo Gino Flavio Vieira e Carlos Roberto Giasetti irão proferir a palestra para cerca de 100 alunos da faculdade, que poderão vivenciar os desafios da engenharia, aliando a teoria à prática. A iniciativa faz parte do Programa Universidade Vertical da thyssenkrupp que tem como objetivo estreitar o laço entre a universidade, o aluno e o mercado, por meio da participação ativa da empresa no calendário acadêmico.

 

Em linha com as diretrizes do programa, a palestra contribuirá para a formação dos futuros engenheiros e arquitetos apresentando primeiramente conceitos e noções básicas sobre os principais componentes do elevador (cabina, cabos de tração, máquina e contrapeso). A palestra também destacará as soluções tecnológicas inovadoras para a mobilidade urbana e a eficiência energética, tendo em vista o crescimento da população e o aumento do consumo de energia nas grandes cidades.

 

“O compromisso da empresa é compartilhar conhecimento para o desenvolvimento dos futuros profissionais do mercado da construção civil, complementando a formação dos alunos com cases e experiências reais do dia a dia da área”, afirma Renato Medrado, Gerente da Filial São Paulo/ Interior da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.

 

 

Eficiência energética

Os edifícios estão no centro do debate sobre eficiência energética e, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), em 2030, serão responsáveis por 31% do consumo total de energia, acima dos segmentos da indústria (30%) e dos transportes (28%).

Nas cidades, a situação gira em torno de como fazer edifícios mais inteligentes e o elevador tem papel importante nessa equação. Hoje, em média, o elevador responde por aproximadamente 10% da energia consumida pelos edifícios. Porém, as novas tecnologias em elevadores podem reduzir significativamente o consumo de energia; além de ampliar a capacidade de tráfego, gerar energia para os edifícios, encurtar distâncias e dar aos arquitetos liberdade para criar projetos inovadores.

 

Dentre elas, destaca-se o sistema regenerativo de energia, capaz de utilizar parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento para a rede elétrica interna da edificação, resultando na economia de até 35%. Com o sistema, o prédio recebe parte da energia devolvida pelo motor de tração do elevador em dois momentos; quando sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com a capacidade acima de 50%. Em Nova York, (EUA) os elevadores do One World Trade Center são um exemplo de ganho com o sistema regenerativo. A capacidade de gerar energia é suficiente para alimentar todo o sistema de iluminação com 104 andares; já no Brasil, o edifício Comercial Eldorado Business Tower, em São Paulo, foi quem contabilizou benefícios com o sistema. Medições feitas pela empresa registraram uma economia de 2194,55 kWh por mês com cada elevador, o que equivale, a 35% de economia no consumo de energia.

 

Para novos projetos ou construções que tenham sofrido um aumento de tráfego, o TWIN é a solução mais indicada. A partir de dois elevadores que operam independentemente no mesmo poço, é possível gerar menor consumo de energia (média de 27%) e maior capacidade, podendo transportar até 40% mais passageiros que um elevador convencional. Ainda inédito no Brasil, o TWIN já está em operação em prédios de altura média e arranha-céus, em países como os Estados Unidos, Alemanha, França, Países Baixos, Reino Unido, Espanha, Rússia, Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, China e Coreia.

 

IMG_1297 IMG_1293 IMG_1286

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>