As parcerias de empresas com ONGs ou com instituições de ensino profissionalizantes têm sido fundamentais para proporcionar conhecimento e capacitação para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Por meio dessas iniciativas socialmente responsáveis, eles estão aprendendo uma profissão, vencendo obstáculos e conquistando o primeiro emprego.

É o caso dos alunos do curso Técnico em Eletromecânica da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza (CE). Com idade entre 16 e 18 anos, eles recebem qualificação profissional de colaboradores voluntários da thyssenkrupp Elevadores, que desenvolve projetos de voluntariado corporativo.

Primeiro emprego

O curso tem duração de três anos e entre as disciplinas práticas estão manutenção de máquinas e equipamentos, soldagem, automação industrial, gestão da manutenção da qualidade, elementos de máquinas e comandos elétricos. Além disso, os alunos também recebem dos profissionais da empresa conhecimentos relacionados a recursos humanos, preparação para estágio curricular, segurança e sustentabilidade.

Ao final do curso é realizado um processo seletivo por meio do qual um aluno é selecionado para estagiar na thyssenkrupp, abrindo assim oportunidades concretas para esses jovens. Em Fortaleza, a parceria entre a empresa e as escolas públicas existe desde 2013 e é um capítulo de sucesso do voluntariado da empresa.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>