Todos os anos, o mês de outubro se colore de rosa para conscientizar as mulheres sobre a importância de exames periódicos para prevenir e detectar precocemente o câncer de mama. Trata-se da campanha mundial Outubro Rosa, que este ano no Brasil tem o slogan Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela.

Em apoio ao movimento, a thyssenkrupp Elevadores ilumina, pelo 9º ano consecutivo, sua torre de testes da planta, localizada em Guaíba (RS) na cor rosa. A programação também inclui uma série de atividades até o final do mês para alertar as funcionárias da Matriz e das Filiais no Brasil e América Latina sobre a importância da prevenção.

Filiais do Brasil inteiro realizaram ações com o objetivo de lembrar a todos sobre a importância da prevenção à doença. Foto:  CSC e filial 5051 Porto Alegre.

Filiais do Brasil inteiro realizaram ações com o objetivo de lembrar a todos sobre a importância da prevenção à doença. Foto: CSC e filial 5051 Porto Alegre.

Por isso, até o final do ano, todas as funcionárias e dependentes dos colaboradores terão isenção de custos de coparticipação nos exames de ultrassonografia de mamas; mamografia convencional bilateral; mamografia digital bilateral; e exame de Papanicolau.

Ainda como parte das ações, a empresa apoiou a Caminhada das Vitoriosas, que é promovida pelo IMAMA – Instituto da Mama do RS. Em sua 16ª edição, a caminhada pelas ruas de Porto Alegre é uma tradição na capital gaúcha no mês de outubro e aconteceu no último dia 20.

Dados do INCA

Segundo análise do INCA – Instituto Nacional do Câncer, em 2018 a mortalidade por câncer de mama no Brasil foi mais baixa na comparação com outros países. No Brasil, a taxa de mortalidade foi de 13 por 100 mil pessoas, similar a de países desenvolvidos, como EUA, Canadá e Austrália.

Porém, é alta a incidência de câncer de mama no país. São 62,9 casos por 100 mil habitantes. Esses números revelam que apesar de todos os desafios e do grande número de casos, no Brasil vidas estão sendo salvas.

post_out_rosa-post

 

Confira algumas informações e dicas

– A mamografia é o exame mais eficiente para detecção de tumores e deve ser feito por recomendação médica;

– Quando identificado no início, as chances de cura do câncer de mama são de até 95%;

– Apenas 10% dos tumores têm relação com hereditariedade;

– Consultas ao médico e exames periódicos são as melhores formas de prevenção;

– A prática de exercícios físicos é outra grande aliada: 30 minutos de caminhada diária já é considerado muito importante para a saúde.

Saiba mais no site:  www.inca.gov.br

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>