O maior e mais movimentado aeroporto da América Latina, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos (SP), acumula dados que refletem a sua grandiosidade. Em 2016, cerca de 36,6 milhões de passageiros viajaram pelo aeroporto. Para atendê-los, são 362 balcões de check-in, 75 portões de embarque e um pátio com capacidade para receber até 123 aeronaves.
O movimento frenético de pessoas chegando ou partindo exige uma infraestrutura à altura para atender a população que circula pelo aeroporto. A thyssenkrupp faz parte desse movimento como responsável pela manutenção de todos os equipamentos que garantem a mobilidade dos passageiros, desde a chegada ao aeroporto até o embarque no avião.
Para os três terminais do GRU Airport mais de 200 equipamentos estão sob os cuidados da thyssenkrupp, entre elevadores, escadas e esteiras rolantes, pontes de embarque e produtos específicos para a acessibilidade, como as plataformas verticais. Desse total, 100 são equipamentos multimarcas, ou seja, de outros fabricantes. “Nosso primeiro contrato com o aeroporto, em 2011, foi para a manutenção de equipamentos de outras marcas, justamente por determos tecnologia para prestar serviços nos diferentes sistemas de transporte de pessoas multimarcas disponíveis no mercado”, informa Rogério Floriano, Coordenador de Serviços – Aeroportos da thyssenkrupp Elevadores.

GRU_esteira rolante

A expertise nessa área é um diferencial da thyssenkrupp para atender os rígidos padrões de desempenho exigidos pela GRU Airport. A operação é complexa e exige uma equipe especializada e dedicada para atender o aeroporto 24 horas por dia. “Hoje, possuímos profissionais dedicados ao GRU, tanto para elevadores como para escadas e esteiras rolantes, equipamentos de acessibilidade e pontes de embarque”, informa Floriano.
Por trás dessa equipe de campo existe uma infraestrutura responsável por todo o apoio técnico em equipamentos multimarcas. Trata-se do ITS – International Technical Services, centro de treinamento e tecnologia da thyssenkrupp Elevadores, que reúne engenheiros qualificados para desempenhar aptidões tanto práticas como teóricas, e com alto grau de conhecimento em engenharia especializada em multimarcas.
Segundo Floriano, para o GRU Airport, o ITS disponibiliza as principais tecnologias desenvolvidas para os clientes multimarcas, como ferramentas de diagnóstico, simuladores de equipamentos que reproduzem a operação real de um equipamento, laboratório de reparos (análises) e um estoque de peças de reposição específicas, a partir de fornecedores nacionais e importados. “Hoje, já desenvolvemos soluções e componentes compatíveis com os originais para dar suporte às equipes técnicas, um investimento a mais para superarmos todas as expectativas do nosso cliente com maior rapidez e eficiência”.

GRU_ponte de embarque (1)

Como a operação funciona 24 horas por dia e o volume de pessoas que circulam pelo aeroporto é intenso, a thyssenkrupp segue um planejamento mensal de manutenção junto com o aeroporto. “Todos os equipamentos passam por manutenção preventiva mensal. Quando é necessário também realizarmos uma atuação corretiva para solucionar um problema pontual. Geralmente, as ações são realizadas no horário comercial, mas também podem ser programadas no período da noite se houver necessidade. Precisamos cumprir rigorosos índices de avaliação referentes à disponibilidade de cada equipamento”, explica Floriano.
A satisfação do cliente final, o passageiro, é o que motiva a equipe da thyssenkrupp. “Nos orgulhamos de fazer parte dessa grande cidade que é o GRU Airport e de contribuir para que as pessoas cheguem aos seus destinos com conforto, segurança e no tempo certo”, avalia Floriano. Segundo a OAG, maior empresa de banco de dados da indústria da aviação, o GRU Airport é o segundo aeroporto no mundo mais pontual em pousos e decolagens, dentro da categoria de grandes aeroportos, ficando atrás apenas do aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão.

Escadas rolantes_aeroporto de Guarulhos (2)GRU AIRPORT

Clique aqui e conheça mais sobre o ITS!

 

 

Related Post

  1. gisele araujo da silva diz:

    ola boa tarde, me chamo Gisele Araujo, Sou estudante de Logistica na FATEC (Faculdade de Tecnolodia Centro Paula Souza).
    gostaria de fazer um trabalho sobre suas esteiras rolantes que tem no aeroporto de GRU onde eu trabalho,

    Gostaria de saber se voces possam me fornecer algumas informacoes tecnicas, como velocidade, custo, fuincionabilidade sobre essas esteiras,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>