Administrar quem mora ou trabalha em condomínio não é uma tarefa fácil. Eleito para representar os moradores, o síndico tem a responsabilidade de gerir as questões administrativas e operacionais e zelar pelo bom funcionamento do condomínio. 

No que se refere ao elevador, o papel do síndico começa com a contratação da empresa que será responsável pela manutenção dos equipamentos. 

Como representante legal do condomínio, cabe a ele contratar uma empresa idônea e devidamente regularizada junto aos órgãos públicos competentes, para evitar qualquer tipo de complicação no futuro. 

Desta forma, além de seguir a legislação, estará contribuindo para o bem-estar e a segurança dos moradores e zelando pelo patrimônio do condomínio.

Entre as responsabilidades do síndico estão:

 

√ Contratar uma empresa de assistência técnica capacitada e verificar se possui a documentação exigida pela legislação vigente;

 

√ Aprovar os serviços de reparos e de substituição de peças;

 

√ Manter a casa de máquinas em perfeitas condições e restringir o acesso ao técnico de manutenção;

 

√ Manter o poço do elevador livre de infiltração de água;

 

√ Expor o Relatório de Inspeção Anual – o RIA – em quadros de aviso;

 

√ Manter a placa de identificação do elevador em local visível na cabina;

 

√ Assegurar-se de que o condomínio possui pessoa treinada e certificada para agir em situações de emergência; 

 

√ Guardar a chave de emergência do elevador e só permitir que seja usada por pessoa devidamente habilitada e de acordo com as normas de segurança.

 

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>