Você está saindo de casa para ir trabalhar e o elevador do condomínio onde você mora para de repente. Você está sozinho e nunca esteve numa situação como essa antes. Qual é a melhor atitude a tomar? A maioria das pessoas não sabe o que fazer e o desconhecimento sobre como o elevador funciona pode levar as pessoas a tomarem decisões erradas, colocando em risco a sua segurança.

A maior incidência de acidentes com elevador está relacionada às atitudes incorretas no resgate de passageiros ou na precipitação do usuário em forçar a saída sem o auxílio de pessoal especializado.

Dentro do elevador você está seguro

As orientações mais importantes são: não tentar sair sozinho e não aceitar a ajuda de pessoas não habilitadas. Por isso, ficar dentro do elevador e esperando o resgate é a atitude mais segura.

Não vai faltar ar, ao contrário do que muitos imaginam, pois o elevador possui aberturas de ventilação na cabina para garantir a renovação do ar.

Além disso, os modelos mais novos já possuem dispositivos que amenizam a situação, como o resgate automático, que movimenta o elevador até o andar mais próximo para que as pessoas possam sair tranquilamente.

BAIXA-ELEV-AGORA

Ficar dentro do elevador e esperando o resgate é a atitude mais segura.

Dicas para sair com segurança do elevador

√ Mantenha a calma;

√ Peça ajuda pelo botão de alarme e interfone;

√ Identifique em qual andar o elevador está parado;

√ Fique, de preferência, sentado, enquanto espera por ajuda;

√ Evite encostar ou apoiar-se nas portas;

√ Nunca, em hipótese alguma, tente sair sozinho do elevador. O equipamento pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo;

√ Não aceite ajuda de pessoas não capacitadas.

√ Em situações graves, acione o Corpo de Bombeiros.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>