Algo que ninguém quer passar na vida é estar no elevador e ele parar, ainda mais sozinho. A maioria das pessoas não sabe o que fazer num momento como esse, por isso, abaixo seguem algumas orientações.

Essas informações são importantes, mesmo para quem não mora ou trabalha em prédio, pois com frequência, as pessoas utilizam elevadores no seu dia a dia.

  • Ao ficar preso no elevador, a primeira coisa a fazer é acionar o botão de alarme ou usar o interfone para pedir ajuda.
  • O passageiro preso não deve aceitar ajuda de estranhos e nem tentar sair sozinho forçando a porta. Mesmo parado, o elevador continua ligado na energia e a pessoa corre o risco de acidente grave, caso ele volte a funcionar.
  • A Norma Técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 16803/2012 estabelece que o resgate de pessoas presas em elevador só pode ser feito por técnicos habilitados ou Corpo de Bombeiro. Assim, síndicos, zeladores, porteiros ou qualquer outra pessoa não estão autorizados a mexer no elevador. Em caso de descumprimento dessa norma e algo ser feito errado, o síndico poderá ser responsabilizado criminalmente.
  • Cabe ao condomínio orientar as pessoas, por meio de avisos ou cartazes, sobre os riscos de tentar sair sozinho do elevador ou de aceitar a ajuda de pessoas não capacitadas.
  • O zelador deve entrar em contato com a thyssenkrupp e informar o ocorrido para solicitar o resgate. Na sequência, ele deve conversar com o passageiro preso para tranquilizá-lo e informar que o técnico está a caminho.
  • Em situações graves, como incêndio, o condomínio deve acionar o Corpo de Bombeiros.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>