A Virada Sustentável de São Paulo, evento aberto ao público que promove uma ampla discussão sobre cidadania, entre outros temas, foi palco para as jovens transgêneros Ariel Vieira e Rafaela Bebiano da ONG Aldeias Infantis SOS.

Porta-vozes de política de gênero e de projetos para a juventude com foco no público LGBTQIA+ na comunidade onde moram, em Lorena, interior de São Paulo, as duas participaram do debate sobre Diversidade de Gênero e Inovação nas Organizações, que contou com o apoio da thyssenkrupp.
A partir de suas experiências pessoais, as duas deram um testemunho que comoveu os palestrantes, entre eles profissionais que trabalham há anos com a questão da diversidade, além do público presente que aplaudiu de pé a apresentação das jovens.

Ariel Vieira

Ariel Vieira

Para Flávia Moraes, consultora em sustentabilidade e mediadora do debate, o papel da liderança é fundamental para o entendimento da diversidade nas corporações. “Cabe ao líder saber, por exemplo, porque as mulheres ganham menos que os homens”, afirmou ela, ao abordar um dos pilares da diversidade, a equidade salarial.

O debate contou com a participação de Mara Behlau, PhD em Fonaudiologia na Universidade Federal de São Paulo e Consultora em Comunicação Humana para indivíduos e empresas; Margareth Goldenberg, Gestora Executiva do Movimento Mulher 360; Monica Picavêa, Jornalista e consultora para investimento social privado e projetos de inovação social, pela Oficina da Sustentabilidade, e André Fischer, jornalista e empreendedor e criador do MixBrasil, festival que engloba os diversos setores que formam a comunidade LGBTQIA+.

Projeto de vida

Rafaela e Ariel criaram o Projeto Transcender para a inclusão de pessoas que como elas querem entrar para o mercado de trabalho, mas encontram muitas portas fechadas. O projeto tem como objetivo atender as regiões interioranas e periféricas, próximas à cidade de Lorena. “Participar do debate abriu um leque de possibilidades e de ideias que podemos levar para nossa cidade. Além disso, nos fez enxergar que estamos falando a mesma linguagem de outras pessoas que se preocupam com a nossa causa e que podem apoiar o nosso projeto”, destacou Rafaela.

Rafaela Bebiano

Rafaela Bebiano

 

Aos 20 anos, Ariel tem uma atuação consolidada no COMJUV – Conselho Municipal das Juventudes de sua cidade, onde desde 2017 é conselheira. Por isso, participar do evento da Virada Sustentável foi muito gratificante. “Foi uma troca de experiências muito rica e que agregou valor para nosso projeto, além de abrir a oportunidade para novas parcerias. Aprendemos muito, mas também pudemos levar uma mensagem de ensinamento, a partir da nossa história de vida”, avalia.

O projeto SEED é uma iniciativa global da thyssenkrupp que conta com a parceria da ONG Aldeias Infantis SOS. Saiba mais sobre o projeto acessando o post Responsabilidade social: thyssenkrupp e Aldeias Infantis SOS firmam parceria no Brasil

 

Veja outras fotos: 

 

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>