A cada ano, o Brasil ganha em média um milhão de idosos, que são os indivíduos a partir dos 60 anos. Número que deve dobrar nas próximas décadas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção do instituto é que, em 2060, 25% da população brasileira esteja nessa faixa etária. Hoje, o Brasil tem mais de 30 milhões de idosos.

Cada vez mais ativa, hoje a população idosa ainda trabalha, mesmo após a aposentadoria, pratica atividades físicas, gosta de viajar e se divertir indo a shows, cinema e teatro. Algo bem distinto daquela rotina pacata, comum entre a população com mais idade há alguns anos.

Autonomia com segurança

Para ter a liberdade de ir e vir, essa parcela da população se locomove pelas cidades usando muitas vezes o transporte público, principalmente o metrô, e por onde andam encontram elevadores e escadas rolantes para vencer um, dois ou mais andares.

Apesar de seguros, esses equipamentos devem ser usados de forma correta, principalmente por parte deste público, que em virtude da idade, pode ter certa limitação física, gerando dificuldade de locomoção e até falta de equilíbrio.

Por isso, a thyssenkrupp desenvolveu uma série de orientações para a adoção de práticas seguras. São dicas simples que todos podem seguir para continuar levando uma vida saudável e sem atropelos.

 

  • Conferir se o elevador está parado e nivelado corretamente no andar antes de entrar ou sair do elevador;
  • Caso utilize cadeira de rodas, andador ou bengala, preste atenção na abertura e fechamento da porta do elevador para evitar atrito;
  • Em caso de limitação de locomoção, recomenda-se ter um acompanhante por perto, para entrar ou sair do elevador;
  • Quando usar o elevador com cadeira de rodas motorizada, é obrigatório desligar o equipamento e acionar o freio antes de embarcar e durante o trajeto;
  • O uso de cadeira de rodas, motorizada ou não, é proibido em escadas e esteiras rolantes. Deve-se usar o elevador;

Ao usar escadas ou esteiras rolantes, coloque a mão no corrimão para manter o equilíbrio na hora de entrar e sair do equipamento.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>