Com o crescimento de casos do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde passou a recomendar a utilização de máscaras caseiras, feitas de pano, pelas pessoas que precisam sair de casa.

Desta forma, é possível se proteger e evitar a disseminação do vírus, bem como deixar as máscaras cirúrgicas apenas para os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente dos hospitais, cuidando dos doentes do novo coronavírus, pois elas criam uma barreira física de proteção ao vírus.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também se pronunciou sobre o uso das máscaras pela população e disponibiliza um guia com orientações que pode ser acessado aqui.

De acordo com a OMS é importante reforçar que o uso de máscaras para pessoas sem sintomas, por si só, não protege a pessoa da infecção pela Covid-19. A população precisa manter todas as outras medidas, como lavar as mãos, cobrir a tosse e o espirro, evitar contato próximo com outras pessoas e se manter em isolamento, dentro de casa, quando possível.

Mas se precisar sair, para ir ao mercado, por exemplo, confira abaixo como fazer a própria máscara.

  • Utilize uma camiseta, calça, lenço ou um pedaço de tecido para fazer a própria máscara.
  • Depois de cortar ou dobrar o pano, é importante deixar duas camadas de tecido, para fazer uma barreira física.
  • Também é necessário ter elásticos, pode ser os de prender cabelo, ou fazer tiras com o próprio tecido da máscara, para prender nas orelhas ou amarrar as tiras acima delas, deixando boca e nariz cobertos.
  • Esse tipo de máscara só pode ser usada por apenas duas horas. Por isso, cada pessoa deve ter pelo menos duas, para trocar depois desse tempo, e levar uma sacola sempre que sair de casa, para guardar a usada.
  • Ao chegar em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária e deixe de molho por 10 minutos.
  • A máscara é de uso individual e cada membro da família deve ter uma.

Assista ao vídeo do Ministério da Saúde e veja como para fazer a própria máscara:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>