Em um galpão de 2.000 m² na Marginal Tietê, em São Paulo, está localizado o International Techinical Services – ITS, centro de treinamento e investigação competitiva da thyssenkrupp Elevadores.  O espaço reúne as condições ideais para a capacitação dos técnicos da empresa de todo o Brasil e da América Latina. O objetivo é a excelência em qualificação para que os técnicos de serviços sejam altamente capacitados para prestar serviços nos diferentes sistemas de transporte de pessoas multimarcas disponíveis no mercado de elevadores, escadas e esteiras rolantes, pontes de embarque e produtos de acessibilidade.

Para atingir o grau de conhecimento exigido, além do embasamento teórico, os técnicos têm aulas práticas nos equipamentos iguais aos que eles vão encontrar em campo, desde modelos de escadas rolantes em tamanho real, passando pelo elevador sem casa de máquinas, e simuladores que reproduzem 100% da operação real de um elevador. Tudo isso, para aproximar as equipes de campo da realidade do dia a dia e, desta forma, ampliar o conhecimento sobre as tecnologias mais recentes disponíveis no mercado.

Os treinamentos são o carro-chefe do ITS, mas suas atribuições vão muito além, como explica o engenheiro Joel Coelho, Gerente do departamento. “A nossa estrutura foi desenvolvida para dar total suporte às equipes de serviços. Neste sentido, possuímos ferramentas de diagnóstico, peças de reposição, laboratório de reparos e simuladores com apoio de engenheiros brasileiros e de uma rede global à disposição dos técnicos”, detalha.

O grau de complexidade do trabalho realizado pode ser traduzido no ITS Box, ferramenta multifuncional onde é possível, por meio de programas de computador de última geração, especialmente desenvolvidos para os técnicos da thyssenkrupp, estabelecer uma ligação com os sistemas de controle de outros fabricantes. “A thyssenkrupp é a única empresa do mercado de elevadores que possui esta ferramenta. É um avanço tecnológico maravilhoso e que facilita muito a vida do técnico”, afirma Gerente. Segundo ele, por meio do seu smartphone, o técnico se conecta com a tecnologia e já recebe as informações sobre o elevador multimarca, o que se traduz em rápida velocidade de diagnóstico e consequente solução para o cliente. “Cada fabricante tem sua linguagem e nossa função é interpretar a do concorrente e traduzir para que nossos técnicos tenham fácil acesso a essas informações, desenvolvendo manuais amigáveis para os sistemas de controle de nossos concorrentes.”

Por meio da infraestrutura do ITS, as equipes de assistência técnica também atualizam frequentemente os seus conhecimentos, baseados em simuladores de equipamentos multimarcas, especificamente construídos para esse fim. Na prática, o simulador auxilia a equipe de engenharia a identificar o problema que o técnico está verificando em campo para auxiliá-lo no diagnóstico e na solução.  “O técnico vai reportando para a equipe do ITS o que está acontecendo no campo e nos usamos o simulador para reproduzir a realidade, que é na verdade um elevador completo, em escala”, explica o Gerente.

Integrado à sua operação, o ITS possui um grande estoque de peças de reposição eletrônica, elétrica e mecânica que abrange todos os principais fabricantes de elevadores. Joel explica que este trabalho é estratégico, pois a reposição de peças tem que ser ágil e com uma boa relação de custo. Por isso, o ITS desenvolve componentes compatíveis com os originais para dar às equipes técnicas velocidade e à empresa autonomia para atender seus clientes.

 

O ITS conta ainda com um laboratório de reparos e uma equipe de engenheiros peritos pronta para reparos emergenciais em componentes chaves, como controles e inversores de frequência. A função do laboratório é analisar os componentes defeituosos para poder identificar ações de caráter preventivo ou até mesmo o recall de um equipamento.

 

Diante das múltiplas funções que o ITS desempenha, Joel costuma dizer que as pessoas que compõem a equipe do departamento precisam ser proativas e polivalentes. “O lado bom é que acabamos formando profissionais completos, que desenvolvem aptidões tanto práticas como teóricas, com alto grau de conhecimento alcançado por meio de estudos de engenharia reversa”.

O conhecimento é compartilhado na Rede ITS que compreende os sete centros de treinamento que a thyssenkrupp possui no mundo, além do brasileiro, e que estão localizados nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Espanha, Emirados Árabes e China.

Há 15 anos na empresa e à frente do ITS desde 2006, quando o projeto foi iniciado, Joel sabe que o desafio da equipe é diário para dar retorno às solicitações, mas o resultado é o combustível para seguir em frente. “É o que nos dá energia para enfrentar o dia a dia e animo para correr atrás”. Para exemplificar, ele cita dois clientes de Aeroportos de grande porte que o ITS participou e que exigiu muito da equipe pela complexidade dos equipamentos;

Mas, o mais importante, para ele, é saber que a semente de conhecimento que o ITS planta está prosperando na operação. “Trabalhamos para que a informação chegue à ponta, no técnico, onde o cliente é atendido”.

ITS Team

 

IMG_3556 IMG_3544 IMG_3537 placas eletronicas

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>