No último sábado, dia 5 de outubro, promovemos a 12ª edição da Faça a Coisa Certa. Este ano, a ação de conscientização sobre uso seguro de elevadores, escadas e esteiras rolantes contou com a participação de 25 shoppings, totalizando 19 cidades de 12 estados.

O público-alvo são as crianças com idade de 6 a 12 anos, mas os pais e responsáveis também foram sensibilizamos e receberam orientações para garantir um sobe e desce tranquilo e com segurança para seus filhos.

Para as crianças aprenderem brincando foram distribuídos materiais educativos e lúdicos durante a Ação. Um deles, o gibi “Super Zero e Segurita em busca da segurança”, que está disponível para download aqui . As crianças também podem baixar no celular ou tablet um jogo que possibilita a imersão em um conteúdo sério de forma divertida, disponível nas versões iOS e Android.

A atitude segura é o melhor caminho para a segurança dos pequenos. “Nosso objetivo é promover o diálogo, a partir da informação em prol de atitudes seguras, visando o bem-estar das vidas que transportamos”, Paulo Manfroi, Vice-presidente de Serviços da thyssenkrupp Elevadores para a América Latina.

 Veja nossas equipes realizando a ação em diversos shoppings pelo país:

Prevenção

Não é comum o registro de acidentes com crianças em elevadores e escadas rolantes e não existem dados específicos sobre esse assunto. Mas seja qual for a situação é importante que um adulto sempre acompanhe a criança, que os espaços para o público infantil sejam adaptados, que hábitos inseguros sejam inibidos por meio de leis e fiscalizações; e que as políticas públicas em prol da prevenção sejam colocadas em prática.

No caso específico dos elevadores, em algumas cidades, crianças menores de 10 anos só podem usar os equipamentos se estiverem acompanhadas de um adulto, em conformidade com leis municipais. Para escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999) determina o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde estão instalados, para chamar a atenção da população. Adesivos fixados próximos às escadas rolantes também são usados para indicar as situações que são proibidas, como transportar bebê no carrinho.

 

Faça a Coisa Certa

√ Não se apoiar e nem se debruçar sobre o corrimão da escada rolante;

√ O corrimão da escada rolante não deve ser usado como escorregador;

√ Não se deve correr, subir ou descer no sentido contrário ao fluxo da escada rolante;

√ Nunca sente nos degraus da escada rolante;

√ Não se deve apoiar os pés sobre o rodapé das escadas rolantes;

√ Não brincar, nem pular dentro do elevador;

√ Sempre respeitar a lotação máxima dos elevadores;

√ Apenas apertar o botão de destino do elevador. Caso contrário, o elevador vai parar em vários andares, prejudicando quem realmente precisa do equipamento;

√ Não segurar a porta do elevador;

√ Se for descer por último fique no fundo do elevador.

 

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>