O empreendimento ainda traz elevadores e escadas rolantes que reúnem tecnologias aliadas à eficiência energética

         Nós instalamos recentemente as primeiras esteiras rolantes iWalk em um edifício corporativo do Brasil. O Evolution Corporate, empreendimento da Odebrecht Realizações Imobiliárias, em Alphaville, Grande São Paulo, recebeu  duas esteiras de 19 metros cada, que irão garantir mais mobilidade àqueles que frequentarem o local, cerca de 8.000 pessoas/dia.  

O projeto contempla uma torre de 31 pavimentos, um centro de convenções com capacidade de até 190 pessoas e três salas de reunião, além de um edifício garagem, com cinco pavimentos e 1.047 vagas de estacionamento.

Com velocidade de 0,5 metros por segundo, as esteiras rolantes interligam a torre ao edifício garagem na altura do pavimento do centro de convenções e transportam as pessoas de um lado para o outro em apenas 38 segundos, com conforto e segurança.

Desenvolvida para atender as novas exigências do mercado de transporte de alto tráfego, a iWalk traz um design inovador que a torna mais acessível para pessoas que estejam usando cadeiras de rodas, por exemplo. O diferencial está na largura das placas de pentes que facilita a locomoção sobre a esteira.

Em linha com o padrão de ecoeficiência do Evolution Corporate, que conquistou a pré-certificação LEED Gold, concedida pela Green Building Council (USGBC), a iWalk ainda possui um sistema de tração sem corrente que reduz a necessidade de óleo lubrificante. Também consome menos energia por meio do sistema standy-by, ou seja, a velocidade é reduzida a praticamente zero quando não há pessoas para serem transportadas.

Mobilidade sustentável

O projeto para o Evolution Corporate também contemplou 25  elevadores e duas escadas rolantes, produtos que reúnem tecnologias alinhadas aos aspectos sustentáveis do empreendimento.

Dentre as inovações, destaca-se o sistema regenerativo de energia, tecnologia mais aplicada para a redução do consumo de energia em elevadores. Presente em 18 elevadores do Evolution, a tecnologia reduz em até 35% a economia com o consumo dos elevadores.

O ADC XXI (Sistema de Antecipação de Destino e Chamada) é outro produto que alia tecnologia com eficiência energética. Neste caso, o consumo de energia é menor porque com o sistema é possível reunir em um único elevador os passageiros que vão para o mesmo andar ou próximos. Consequentemente, o aumento da performance do elevador pode chegar a 30%, com impacto na   energia consumida.

Todos os elevadores também possuem máquina de tração sem engrenagem que não usam óleo lubrificante, componente que polui o meio ambiente se não for descartado corretamente.  O uso de lâmpada LED na iluminação das cabinas é outro atributo sustentável dos elevadores. O consumo de energia é 60% menor em comparação com as lâmpadas convencionais.

A acessibilidade do empreendimento fica completa com a instalação de duas escadas do modelo Velino, com inversor de frequência, que ajusta automaticamente a operação da escada ao fluxo de pessoas. Quando o equipamento não está em uso, a velocidade diminui, gerando uma economia de energia de até 30%.  As escadas podem transportar até 9 mil pessoas/hora, com velocidade de 0,5 metros por segundo.

Projetado pelo escritório Aflalo&Gasperini, o Evolution Corporate possui uma área construída de 104 mil m² e reúne o que há de mais moderno em tecnologia aplicada a um prédio de alto padrão com a chancela “triple A”.

 

DSC_2520 Evolution Hall do Evolution Detalhe das esteiras DSC_2172 DSC_2182

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>