Hoje, 05 de junho, mundialmente comemoramos o Dia do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. O objetivo é promover a reflexão e engajar a sociedade em pautas que tratem da conscientização e da preservação da natureza, bem como a implantação de medidas emergenciais que previnam a degradação do meio ambiente.

Ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores plataformas globais de divulgação pública, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países. Este ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é #AcabeComAPoluiçãoPlástica”.

No mundo corporativo, o desenvolvimento de práticas sustentáveis tornou-se essencial e parte integrante do processo de gestão empresarial. Para implantar uma política de sustentabilidade, a empresa deve atender a algumas exigências, como a norma ISO 14001, parâmetro mais utilizado para o gerenciamento de impactos ambientais nas organizações, entre outras.

estacao-tratamento-efelucentes

Na thyssenkrupp a sustentabilidade é parte da estratégia de negócio da empresa. As práticas atendem o ciclo completo do elevador desde o chão de fábrica, passando pelo desenvolvimento de produtos com maior eficiência energética, até a prestação de serviço de manutenção.

A planta de Guaíba (RS) é um bom exemplo do programa de gestão ambiental, que tem como um de seus pilares o engajamento dos colaboradores. A reciclagem de resíduos e o tratamento de efluentes são dois processos bem sucedidos. Hoje, 93% de todos os resíduos produzidos pela fábrica são reciclados, o que equivale a 2.700 toneladas por ano. Além disso, 30 mil litros de resíduos líquidos por dia são tratados nas estações da fábrica.

estacao-tratamento-sanitário

Para intensificar ainda mais a conscientização ambiental, a planta promove uma programação especial para o mês, com bate-papos e visitas monitoradas à área de triagem de resíduos e às estações de tratamento de efluentes industriais e de esgoto sanitário.

E fica o alerta: se cada um fizer a sua parte, no futuro teremos melhores condições ambientais para viver.
Para saber mais acesse o site das Nações Unidas sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>