ManutençãoServiçosTécnicos

Atualmente, estima-se que 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo são transportadas diariamente por elevadores. Com base neste número, fica evidente a importância deste equipamento para movimentar as pessoas diariamente nas grandes metrópoles.

Manter o elevador funcionando é o grande desafio dos técnicos de manutenção, profissionais que passam muitas horas do dia dentro do elevador. Para atuar nessa área, além de conhecimento técnico, é necessário ter jogo de cintura para enfrentar situações adversas e sempre manter a calma. A segurança é outro fator determinante, pois como trabalha com o transporte de vidas, o técnico precisa estar sempre atento aos desafios inerentes à sua atividade, zelando pelo bem-estar das pessoas, mas sem deixar de tomar conta da sua própria segurança.

Atuar nessa área é no mínimo desafiador. Então, o que levaria uma pessoa a escolher essa profissão? Elton dos Santos se interessou pela área ainda jovem por influencia do irmão, que já atuava como técnico de elevador. Para ingressar na profissão, porém, foi necessário mais do que  paixão. Ele precisou estudar. Cursou dois anos de eletrotécnica onde adquiriu noções básicas sobre eletricidade, eletrônica, mecânica e automação.

Elton dos Santos, Técnico na Filial Aracaju

Elton dos Santos, Técnico na Filial Aracaju

Técnico de manutenção da Filial da thyssenkrupp em Sergipe, ele atua na capital Aracaju, atendendo edifícios residenciais e comerciais. Há nove anos na empresa, ele acompanhou a evolução dos processos, como o app Seu Elevador, resultado do processo de digitalização da empresa, que permite maior ganho de tempo em suas intervenções, possibilitando atender todas as demandas de forma rápida e eficaz.

“O atendimento via móbile facilitou a minha rotina, pois recebo as ordens de serviços diretamente em meu smartphone e ao sair de casa, consigo prestar o atendimento em campo, sem antes passar na Filial. Assim que efetuo a manutenção, registro o atendimento prestado pelo próprio aplicativo e parto para o próximo cliente”, relata o técnico.

A profissão de técnico de campo não é restrita ao público masculino. Apesar de maioria, os homens já dividem espaço com as mulheres, que vêm ocupando espaço na área com profissionalismo e qualidade. É o caso de Juliana Oliveira técnica de manutenção da Filial Bahia, em Salvador. Formada em Segurança do Trabalho e cursando a faculdade de Engenharia, ela tira de letra o desafio de atuar em uma área tradicionalmente dominada por homens.

Juliana Oliveira_Técnica da Filial Bahia

Juliana Oliveira, Técnica da Filial Bahia

“Desde 2014, quando atuei como estagiária de engenharia mecânica na thyssenkrupp, aprendi a lidar com o público masculino. Sempre busquei ser reconhecida no mercado de trabalho, por isso, ao atuar diretamente com homens mantenho uma postura séria, responsável e acima de tudo, busco trocar com eles conhecimentos técnicos”, afirma a técnica.

O profissionalismo também está por trás da atuação de Elton, que coleciona histórias que demonstram a sua paixão pelo trabalho em anos de carreira.  “Lembro-me de uma situação de emergência em uma maternidade. A enfermeira responsável pelo alimento dos recém-nascidos ficou retida no elevador do hospital. Felizmente, consegui prestar atendimento em tempo hábil e tanto o hospital quanto a profissional, me agradeceram pelo serviço prestado. Foi realmente muito gratificante poder ajudar”, conta o técnico emocionado.

Para Juliana, o bom convívio profissional é um dos aspectos que não podem faltar para a execução de um bom trabalho. Aliados a ele, são essenciais o bom relacionamento com o cliente; transmitindo a segurança necessária, o excelente conhecimento do produto (elevador), além do suporte da equipe técnica.

Por traz dos técnicos de campo da thyssenkrupp, existe uma equipe técnica especializada que garante uma melhor prestação de serviços de assistência técnica. Composta por engenheiros altamente qualificados, a estrutura presta consultoria aos técnicos de campo, desenvolvem planos de ação, bem como realizam treinamentos para a eficácia dos serviços oferecidos.

OFICIAL EM BAIXA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>