A escassez de energia no mundo e no Brasil e seus impactos são temas de destaque. Por meio de soluções mais eficientes, nos preocupamos em mudar culturas e desenvolver produtos que possam diminuir o consumo exagreado de energia.
O impacto da energia elétrica consumida pelos elevadores é hoje fundamental quando se pensa em tecnologia aplicada em transporte vertical. Estima-se que os elevadores respondam por 5% a 15% da energia consumida pelos edifícios.
Novas tecnologias, porém, já operam para inverter essa lógica, tornando os elevadores uma fonte geradora de energia. Pode parecer futurista demais, mas não é. Alguns de nossos clientes já utilizam nosso Sistema Regenerativo de Energia, que reduz em até 35% o consumo de energia despendido pelos elevadores.
O sistema é uma das soluções verdes que disponibilizamos ao mercado para melhorar a sustentabilidade econômica e ambiental dos edifícios, reduzindo o consumo de energia em edifícios novos; além de ganhos com soluções para a modernização de elevadores antigos.
No Eldorado Business Tower, prédio de escritórios localizado em São Paulo, medições apontaram uma economia no consumo de energia de 2194,55 kWh por mês com cada elevador. A energia devolvida pode ser usada para o sistema de elevadores ou para a utilização do prédio como um todo.
As novas máquinas de tração também evoluíram. Os modelos atuais, com engrenagem ou sem engrenagem, melhoraram o desempenho do motor e, consequentemente, reduzem o consumo de energia do elevador. Também não apresentam vazamento de óleo lubrificante, contribuindo com o meio ambiente.
Ainda pensando na performance do elevador, um dos componentes mais importantes é o quadro de comando microprocessado com inversor de frequência. Ele reduz o consumo de energia em até 40% e proporciona melhor desempenho do elevador e conforto aos passageiros. Nos prédios com elevadores antigos, a modernização do quadro de comando é fundamental para a eficiência energética do sistema.
A iluminação da cabina também pode influenciar na redução da energia consumida pelo elevador. A substituição das lâmpadas convencionais por modelos a LED reduz em 75% o consumo de energia. O kit desenvolvido pela área de Engenharia da empresa conta também com o Sistema Inteligente de Economia de Energia, ou seja, a iluminação da cabina pode ser desligada total ou parcialmente, quando o elevador fica sem uso, como no período da noite.

Infografico Elevador Verde

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>