Imagine uma rodovia com centenas de veículos de passeio que transitam apenas com seus motoristas. Isto gera congestionamento, atrasos, desperdício de tempo e combustível porque muitos carros não usam a capacidade máxima de cinco pessoas por veículo. O mesmo acontece quando o elevador é usado somente por um passageiro de cada vez.

Infelizmente, o intenso trânsito nas estradas parece estar longe de ser solucionado. Mas ao contrário desta situação, os prédios que já implantaram o Sistema AGILE de Antecipação de Chamada conseguiram ampliar a capacidade de tráfego dos elevadores e, consequentemente, acabar com o problema de longas filas nas entradas dos edifícios, o fim da demora na espera do elevador e ainda facilitar o deslocamento com conforto e agilidade porque o passageiro fica menos tempo dentro da cabina.

Mudou a maneira de pegar elevador

Como isso pode ser feito? Mudando a maneira de “chamar” o elevador. Antes você apertava o botão, ficava esperando e pegava o primeiro elevador que chegava. Depois, já dentro do elevador, acionava no painel o andar do seu destino. Neste formato, pessoas que vão para andares distintos utilizam o mesmo elevador que vai parando, andar por andar, para atender os chamados registrados.

Agora, com a Antecipação de Chamada, antes de entrar no elevador, você digita nos terminais que ficam no hall de entrada e nos pavimentos, o andar que deseja ir e em seguida confirma o destino. Com esses dois dados, sua localização e destino, o sistema indica qual elevador estará disponível para te levar ao seu andar no menor tempo possível. Isso porque, é feita a análise do tráfego e, de forma inteligente, o elevador selecionado é o que tem condições de atender o chamado com mais eficiência.

Desta forma, as pessoas que digitarem o mesmo destino que o seu ou que vão para andares próximos serão atendidas pelo mesmo elevador, ou seja, as viagens são direcionadas para que a pessoa chegue ao seu destino de forma rápida e sem precisar ficar esperando por muito tempo. A ideia é movimentar as pessoas em um edifício de forma ágil, fazendo com que os elevadores executem o mínimo de paradas entre os andares.

AGILE - Antecipação de Chamadas (baixa)

Economia de tempo e energia

A nova forma de pegar o elevador pode causar surpresa no primeiro momento, pois não existe mais dentro do elevador um painel com os botões dos andares. Mas, o sistema é amigável e de fácil compreensão. Ao registrar sua chamada no terminal, você tem que apertar a tecla confirma para liberar a informação para o sistema, assim, caso a pessoa erre o andar, dá tempo de corrigir.
Com essa tecnologia, o condomínio ainda economiza energia elétrica no final do mês, porque não há desperdício com idas e vindas desnecessárias de chamadas interrompidas ou desistências. A tecnologia utilizada no deslocamento das pessoas converge para a melhor solução possível.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>