Seja o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes; o One World Trade Center, nos EUA; ou um novo arranha-céu em construção, a torre de teste da thyssenkrupp Elevator, em breve será capaz de imitar as vibrações naturais vividas por qualquer edifício devido ao vento.

Isso será possível, a partir de um enorme pêndulo de 240 toneladas, instalado no interior da nova torre, a uma altura de 193 metros, que está sendo construída na cidade de Rottweil, na Alemanha. Com o novo “amortecedor” será possível testar os sistemas de elevadores em condições reais.

Tilger test tower (c) thyssenkrupp


“Isso significa que podemos simular todos os tipos de alturas de construção e condições climáticas”, diz Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator. “E, claro, isso também vale para prédios que ainda não foram construídos, para que possamos realizar testes iniciais sobre nossos elevadores, bem antes do trabalho de construção estar concluído”.

As vibrações das construções representam um dos maiores desafios no desenvolvimento do elevador. Todos os edifícios são estruturalmente projetados para dobrar até certo ponto com o vento. Mas, hoje, os testes são realizados apenas quando o edifício está pronto e totalmente equipado. Agora, será possível poupar tempo e custos, pois o elevador poderá ser ajustado com antecedência para se adequar às condições reais de operação do edifício.

Os engenheiros da thyssenkrupp Elevator se uniram à GERB Schwingungsisolierungen GmbH para desenvolver o mecanismo inteligente que induz artificialmente as vibrações na torre de testes em tempo real, mesmo quando as condições do tempo são normais.  Para a simulação artificial, a GERB utilizou a mesma tecnologia dos motores lineares do novo sistema MULTI de elevadores sem cabo da thyssenkrupp. O MULTI é uma das tecnologias de ponta que serão testadas na nova torre. Dentre as inovações do sistema estão a possibilidade de deslocamento de várias cabinas num mesmo poço e nos sentidos vertical e horizontal.

A nova torre está prevista para ser concluída e entrar em funcionamento no final deste ano.

test tower Rottweil 1 (c) ThyssenKrupp

 

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