O Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), em Guarulhos, recebeu na noite de sábado, dia 14 de novembro, o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo.

O primeiro voo comercial da aeronave ao Brasil mobilizou os profissionais do aeroporto e, especialmente, a nossa equipe do ITS de São Paulo. Isso porque, o A380 inaugurou a funcionalidade de embarque e desembarque simultâneo do deck superior e inferior, por conta da  atuação integrada das pontes de embarque do GRU Airport, as únicas com capacidade para atender a estrutura do Airbus.

“O diferencial deste modelo de ponte está na maior capacidade de elevação e, principalmente, nos dispositivos eletroeletrônicos de segurança”, afirma Noelson Fatel Gonçalves Filho, especialista técnico da ThyssenKrupp Elevadores.

Acoplando 1a ponte

 

Para atingir o andar superior da aeronave, as pontes de embarque alcançam uma altura equivalente ao 3º andar de um edifício, cerca de 8 metros.  “Por conta do tamanho da aeronave, as pontes de embarque trabalham em “dupla”, uma para o deck inferior e a outra para o superior. Além disso, com o auxílio de sistemas eletrônicos de segurança é possível monitorar o funcionamento de cada uma, evitando assim uma interferência na operação”, explica Noelson.

Acoplando 2a ponte

 

O grande benefício é para o conforto dos passageiros que podem embarcar e desembarcar com tranquilidade e com maior rapidez.

Fabricadas na Europa, as pontes de embarque foram instaladas no novo terminal de passageiros durante as obras de ampliação do aeroporto em 2014. No total, foram instalados 71 novos equipamentos da nossa marca, incluindo 21 escadas e 30 esteiras rolantes, além de 20 pontes de embarque.

 

Sobre o A380

Maior avião comercial do planeta, o A380 possui 550 metros quadrados de área. São 72 metros de comprimento, por 79 metros de envergadura. A altura é de 24 metros. A largura interna da fuselagem é de 6 metros no andar inferior e de 5 metros no andar superior. Se for todo dedicado à classe econômica, tem capacidade para 853 assentos.

 

Acoplando 2a ponte Chegada Pontes acopladas de frente Pontes acopladas de lado Acoplando 1a ponte

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>