Tomar um banho de piscina em casa ou no prédio onde mora, praticar natação por esporte ou mesmo como atividade de reabilitação motora nem sempre é uma ação simples para as pessoas que possuem alguma restrição motora temporária ou permanente.

Foi pensando na inclusão social desse público, que inclui cadeirantes, idosos, gestantes e até crianças, que a thyssenkrupp Elevadores, por meio da Divisão de Acessibilidade, desenvolveu a cadeira de transferência para piscina.

Lançamento da empresa, o produto atende aos projetos de lazer de residências (casas e edifícios), hotéis, centros esportivos, clubes e escolas de natação; além de centros de fisioterapia e de reabilitação.

“Hoje, muitas pessoas deixam de usar a piscina por medo de cair ao descer as escadas, como os idosos e até mesmo uma gestante, e os cadeirantes só têm como opção as rampas”, afirma Rafael Villar, Gerente de Acessibilidade da thyssenkrupp Elevadores.

O uso de soluções acessíveis em áreas comuns de prédios residenciais novos, como as piscinas, está previsto na lei federal de acessibilidade. Em locais públicos, os projetos também precisam se adaptar para atender o que determina a legislação brasileira.

Compacta e robusta

A cadeira de piscina possui um design clean, que se traduz em um produto compacto e de fácil instalação, porém robusto. A base de fixação, que deve ser instalada junto à borda da piscina, é composta por um motor, bateria independente e sistema de acionamento.

Todos os materiais são preparados para resistirem à exposição externa, inclusive em regiões litorâneas, e submersão na água. O motor e a bateria são blindados e o comando joystick é à prova d’água.

A operação é bem simples. Após sentar-se na cadeira junto à borda da piscina, a pessoa aciona o joystick para entrar e sair da piscina, indicando sobe ou desce no comando.

A cadeira de piscina possui um design clean, que se traduz em um produto compacto e de fácil instalação.

A cadeira de piscina possui um design clean, que se traduz em um produto compacto e de fácil instalação.

Capacidade e manutenção

Com capacidade para transportar uma pessoa de até 150 quilos, a cadeira possui itens de segurança como proteção posterior, apoio para os braços e os pés e cinto de segurança. Outro diferencial é a altura do assento, adequado ao da cadeira de rodas, para facilitar o translado do cadeirante de forma autônoma na hora que ele for utilizar o equipamento.

Além da comercialização e instalação do produto, a thyssenkrupp disponibiliza ao cliente um contrato de manutenção preventiva trimestral, a partir de um corpo técnico especializado, um conjunto de bateria reserva e garantia de fabricação de um ano.

Você sabia?

No Brasil, mais de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, incluindo a motora, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Soma-se a esses números, a população idosa que só cresce e, segundo, o último Censo, representa 13,5% da população brasileira, totalizando 28 milhões de pessoas acima de 60 anos.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins (Anapp), o Brasil é o segundo mercado de piscinas no mundo, com mais de dois milhões de unidades instaladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

 

Saiba mais informações da Cadeira de transferência para piscina clicando aqui.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>