Ao entrarmos na Sala São Paulo, uma das mais importantes casas de concerto do Brasil, localizada na capital paulista, experimentamos uma emoção única, diante da beleza arquitetônica do lugar que abrigou a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana.

Mas, quando o espetáculo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) começa, recebemos toda a energia da música e se percebe, então, a perfeita harmonia entre a acústica e a arquitetura. Tudo foi projetado para estimular os sentidos dos visitantes, cerca de quatro mil pessoas somente aos finais de semana.

Com projeto do arquiteto Nelson Dupré, a Sala, reúne várias soluções inovadoras para garantir as apresentações primorosas.

Com projeto do arquiteto Nelson Dupré, a Sala, reúne várias soluções inovadoras para garantir as apresentações primorosas. Foto: Stefan Schmeling 

Projeto premiado

Com projeto do arquiteto Nelson Dupré, a Sala, que este ano completa 20 anos de inauguração depois de uma ampla reforma, reúne várias soluções inovadoras para garantir as apresentações primorosas.

Mas, o forro móvel desenvolvido pela thyssenkrupp é o protagonista.  Ele permite uma acústica perfeita, a partir de 15 placas que se movem, de acordo com o tipo de apresentação. A movimentação de subida ou descida das placas possibilita o aumento ou a diminuição do volume e do tempo de reverberação do som que impacta na qualidade da Sala, reconhecida internacionalmente.

Assista ao episódio especial do projeto desenvolvido pela thyssenkrupp na Sala:

Preservação com toques de modernidade

A estrutura ainda conta com um elevador instalado no palco para transportar o piano direto do understage durante uma apresentação sem ter que deslocar a orquestra.  E para aumentar o tamanho do palco existe um elevador de coro, sob o qual ficam guardadas as três primeiras fileiras, que são acionadas em concertos com muitos músicos, possibilitando um aumento de três metros no palco.

A Sala São Paulo também possui dois elevadores de 1945, que foram modernizados pela thyssenkrupp, mas que preservam as características da época, proporcionado aos visitantes uma viagem no tempo.

Para saber mais sobre a Sala São Paulo acesse aqui.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>